Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese do Porto

Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes abre ano com dezenas de cursos para população sénior

O Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (ICAFG), no Porto, organismo de Utilidade Pública, propõe um serviço do ensino e educação cultural para a população sénior composto por dezenas de atividades formativas.

As «unidades culturais» e «cursos práticos» abordam temas como história das civilizações, arte, literatura, obras do pensamento europeu, filosofia aplicada, pintura, escultura e arquitetura, teatro, conservação e restauro, escrita criativa, saúde, informática, comunicação e jardinagem.

«Este instituto cultural promove um esforço de incentivação de saberes, ao mesmo tempo que valoriza a experiência de vida de cada pessoa, no sentido de se fazerem "criadores"», sublinha o presidente da direção.

Para Levi Guerra, os professores do instituto, entre os quais se encontram docentes universitários, «praticam uma cidadania voluntária, procurando sempre criar condições para uma sociabilidade alargada, serena e culturalmente atrativa, entre as pessoas, procurando que "produzam cultura"».   

A vida cultural do ICAFG «pulula entre “aulas” e visitas culturais, decorrendo paralelamente com ocasionais eventos de cunho mais social como são as refeições festivas, as exposições e as tertúlias», lê-se na página da instituição.

Na sessão solene de abertura do ano letivo, a 10 de outubro, vai ser homenageado o cónego Orlando Mota e Costa, pároco de Cedofeita há 44 anos, com a “Laudatio” a ser proferida por D. João Miranda, bispo emérito auxiliar do Porto, enquanto que a “Sapientia lectio”, com o título "Ser Espiritual – da Evidência à Ciência”, cabe a Luís Portela, presidente da farmacêutica portuguesa Bial.

O programa da sessão compreende a representação de um excerto da peça “E agora?”, focada na vida do ICAFG e nele criada, e termina com um momento musical, com canto (por Joana Estrela) e piano (por Helena Marinho).

 

Voz Portucalense / SNPC
© SNPC | 18.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página