Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Instituto Católico de Viana do Castelo: 25 anos de diálogo com a cultura

Imagem

Instituto Católico de Viana do Castelo: 25 anos de diálogo com a cultura

O Instituto Católico de Viana do Castelo completa 25 anos de existência em 2016, constituindo-se «como plataforma de diálogo da Igreja diocesana com o mundo da cultura e como espaço de formação dos agentes no âmbito da sua ação pastoral».

Fundado a 11 de outubro de 1991 pelo então bispo de Viana, D. Armindo Lopes, o instituto dirigido desde 17 de abril deste ano pelo padre Pablo Lima está dividido em três áreas: formação, conservação e divulgação.

«Na área da Formação conta com a Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas que ministra o Curso Teológico-Pastoral, a Escola de Ministérios, para a formação de formadores e animadores na área da liturgia, catequese e pastoral da saúde, entre outros», refere a página do instituto.

No âmbito formativo inclui-se a Escola de Música Sacra, a Escola de Espiritualidade e Oração e o Centro de Reflexão Pastoral, «como espaço de reflexão e resposta da Igreja aos desafios do mundo atual no seu diálogo com a fé cristã».

O campo da conservação e restauro conta com quatro departamentos: Arquivo Diocesano, Museu, Património Artístico e Documental, e Arte Sacra e Liturgia, enquanto que a área da Divulgação e Promoção Cultural integra a Livraria e Biblioteca, a que se acrescenta a publicação da revista “Memoria”.

Uma das atribuições do organismo é «favorecer o diálogo entre instituições vocacionadas para a promoção da cultura na área da diocese, nomeadamente quanto ao contributo que a fé cristã pode oferecer para a iluminação dos campos da ciência, da arte, e do saber humano».

De 7 a 10 de novembro, o Instituto, através da Escola Superior de Teologia, organiza a 21.ª Semana de Estudos Teológicos, com o título “Ajuda-me a morrer bem. A eutanásia em questão”, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico.

A iniciativa conta com as intervenções de Isabel Alçada, que falará sobre a visão da vida e da morte no cristianismo primitivo, a filósofa Laura Santos, como representante da Plataforma pela Morte Assistida, Filipe Almeida, pediatra e especialista em cuidados paliativos, e os teólogos Jorge Cunha e Manuel Rosário.

O evento decorre alternadamente no auditório da Escola de Teologia e nas instalações da Escola de Enfermagem, em Viana do Castelo.

Durante o ano de 2016/17 a Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas disponibiliza a Academia de Ministérios Laicais e a Iniciação Bíblico-Teológica, composta por 12 disciplinas, lecionadas ao longo de seis semestres.

A Iniciação Bíblico-Teológica, com início a 12 de outubro e sessões às quartas-feiras, em horário pós-laboral, abrange os domínios da Bíblia, dogmática e “realidade contemporânea”.

Entre as mais de 10 disciplinas de atualização/"realidade contemporânea" estão "Vida e Doutrina de D. Fr. Bartolomeu dos Mártires", "Arte Sacra do Alto Minho", "Diálogo Inter-religioso, ecumenismo e seitas" e "Psicologia da Religião".

«Ao Presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo, confiamos (...) a missão de tudo fazer para reiniciar a actividade ordinária da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, reestruturar o mesmo Instituto, suas Escolas e seus Departamentos, bem como rever e actualizar o seu Estatuto, tudo em ordem a agilizar a acção do nosso Instituto Católico de Viana do Castelo», lê-se no decreto de nomeação do padre Pablo Lima, assinado pelo bispo diocesano, D. Anacleto de Oliveira.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.10.2016 | Atualizado em 23.04.2023

 

 

 
Imagem
Entre as mais de 10 disciplinas de atualização/"realidade contemporânea" estão "Vida e Doutrina de D. Fr. Bartolomeu dos Mártires", "Arte Sacra do Alto Minho", "Diálogo Inter-religioso, ecumenismo e seitas" e "Psicologia da Religião"
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos