Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igrejas recebem Festival de Estoril-Lisboa

Igrejas recebem Festival de Estoril-Lisboa

Imagem Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa | kalnenko/Bigstock.com

O ciclo de órgão integrado na 43.ª edição do Festival de Estoril-Lisboa, sobre o quinto centenário da Reforma, os 400 anos do nascimento do pintor Murillo e música alemã no final do século XIX, vai ser apresentado em três igrejas emblemáticas da capital.

A 8 de julho, às 17h00, a igreja de S. Vicente de Fora acolhe o organista Andrés Cea Galán, que evoca o espanhol Bartolomé Murillo com peças de Francisco Correa Arauxo, Juan Cabanilles, Pablo Bruna e Joseph Jiménez.

Os 500 anos da Reforma protestante, com o programa "De Bach a Bossi: o caminho até ao romantismo italiano", são recordados no dia 16, também às 17h00, na sé, pelo organista Maurizio Salerno.

O programa inclui o prelúdio de coral "O Mensch, bewein dein Sünde gross BWV 622" e "Pastorella BWV 590 Nun komm, der Heiden Heiland op. 659", de Johann Sebastian Bach.

O barítono Armando Possante e o organista António Esteireiro são os protagonisats do programa "Reger e Rheinberger: música alemã para canto e órgão no final do século XIX", marcado para 21 de julho, às 21h00, na igreja dos Jerónimos.

O concerto de 17 de julho, no palácio Foz, às 18h00, oferece a estreia em Portugal, pelo pianista Mario Prisuelos, das peças "Visiones", de Joan Magrané, "Ante la Anunciación de Fra Angélico", de Joaquín Turina, "Memento", de Jesús Torres, e de "Videns", de Alberto Carretero.

A maior parte dos 21 concertos do Festival, incluindo os referidos acima, tem entrada livre. A iniciativa decorre de 1 a 28 de julho.



 

SNPC
Publicado em 12.06.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos