Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Informação

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (5.9.2013)

Papa pede paz na Síria aos líderes das maiores potências económicas

O papa apelou esta quinta-feira aos líderes das maiores potências económicas para que ajudem a encontrar uma solução pacífica para o conflito na Síria, afastando «a ideia fútil de uma intervenção militar».

Numa carta dirigida ao presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, o papa vinca que os países do G20, reunidos em São Petersburgo, «não podem ficar indiferentes à situação dramática do amado povo sírio, que dura há demasiado tempo e que ameaça tornar-se ainda mais difícil para uma região a necessitar de paz».

Francisco considera que os responsáveis máximos da União Europeia e das 19 economias mais influentes do mundo têm o dever de procurar «um compromisso que permita, com coragem e determinação, encontrar uma solução pacífica” para a Síria, “através do diálogo e da negociação entre as partes em contenda».

«Além disso, todos os governos têm o dever moral de fazer tudo ao seu alcance para assegurarem assistência humanitária às populações atingidas pelo conflito, tanto dentro das suas próprias fronteiras como fora delas”, sublinhou o papa, numa alusão aos milhões de refugiados sírios.

Saiba mais

 

Ecumenismo: Papa pede «cultura de encontro» para ultrapassar «preconceitos e intolerâncias»

Francisco encontrou-se nesta quinta-feira no Vaticano com o líder da Igreja Ortodoxa Siro-Malancar da Índia, tendo destacado a importância de um esforço ecuménico que «ultrapasse preconceitos e intolerâncias», e dê lugar a uma «cultura de encontro».

O papa considera que os encontros anuais entre ambas as Igrejas originaram um «caminho de diálogo que tem produzido frutos significativos», nomeadamente ao nível da «partilha de locais de culto», da «concessão mútua de recursos espirituais e até litúrgicos» e da «identificação de novas formas de colaboração diante de desafios sociais e religiosos».

A Igreja Ortodoxa Siro-Malankar, radicada na Índia, conta com cerca de 2,5 milhões de fiéis, 33 bispos e mais de 1700 sacerdotes, distribuídos por 30 dioceses.

Saiba mais

 

Dominicanos em Portugal têm novo superior

O frei Pedro da Cruz Fernandes foi eleito prior da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

O novo superior era membro da congregação no Porto, e, desde há alguns anos, pároco da comunidade de Cristo-Rei, na mesma cidade.

Nascido a 19 de março de 1940, o frei Pedro da Cruz Fernandes professou na Ordem dos Pregadores em 1960, e foi ordenado padre seis anos depois.

Saiba mais

 

Regresso à simplicidade e vida centrada no Evangelho são essenciais para renovar Igreja

«O regresso à simplicidade de uma vida centrada no Evangelho é o desafio para a renovação da Igreja, comunidade de fé que encontra sempre percursos novos para evangelizar o mundo em contínua transformação», considera o papa.

Em carta enviada aos Carmelitas, reunidos em assembleia máxima, Francisco frisa que «o espírito do mundo é inimigo da vida de oração» e salienta a importância da «amizade íntima» com Deus».

«Aquele que nos ama torna-nos capazes de ver com os olhos de Deus, de falar com a sua Palavra no coração, de conservar a beleza desta experiência e de partilhá-la com aqueles que estão famintos de eternidade», aponta.

 

Vaticano suspende núncio por suspeita de pedofilia

A Santa Sé chamou o seu embaixador (núncio apostólico) na República Dominicana, arcebispo Josef Wesolowski, e suspendeu-o, por suspeita de pedofilia.

O prelado polaco foi chamado «nas últimas semanas», antes de as alegações se terem tornado públicas através de reportagens em dois canais de televisão.

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página