Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Informação

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (9.8.2013)

Ministério da Educação contradiz-se e muda regra de colocação de professores de Educação Moral e Religiosa Católica

O Ministério da Educação mudou de opinião quanto à aplicação de legislação aprovada em maio, segundo a qual os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) seriam sujeitos a concurso, tal como os docentes de outras disciplinas.

O departamento tutelado por Nuno Crato tinha informado que as colocações dos professores de EMRC para 2013/14 seriam feitas nos moldes habituais, ou seja, com nomes indicados pelos serviços das dioceses, e só no ano letivo de 2014/15 adotariam a legislação publicada em maio.

No início do mês, o Ministério decidiu que já este ano seriam os seus serviços a colocar os professores de EMRC, que não concorreram, como outros docentes, em abril e maio às colocações.

Os professores de EMRC só podem agora concorrer aos concursos de ofertas de escola, por norma em setembro, o que somado ao facto de a alteração ter sido anunciada em período de férias e de se tratar de um processo novo para os docentes da disciplina, pode causar o atraso no início das aulas.

Saiba mais

 

Igreja preocupada com emigrantes portugueses no Luxemburgo

Foto

A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) espera que a 41.ª Semana Nacional de Migrações, que se inicia este domingo, constitua uma oportunidade para analisar a situação dos emigrantes portugueses no Luxemburgo.

Há emigrantes que não têm condições de alojamento e verificam-se dificuldades na obtenção de emprego, diz fonte da OCPM, organismo que apoia a campanha do Ministério dos Negócios Estrangeiros para sensibilizar as pessoas interessadas em emigrar para a necessidade de se informarem previamente sobre o país de acolhimento.

"Peregrinação de Fé e de Esperança" é o tema da Semana Nacional de Migrações, que começa no domingo e que tem como ponto alto a Peregrinação Internacional do Migrante ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13, presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, D. Jean Claude Hollerich.

Saiba mais

 

Santuário de Fátima inaugura site sobre exposição «Ser, o segredo do coração»

Imagem

O Santuário de Fátima anunciou a criação de um novo site que permite a visita virtual à exposição temporária «Ser, o segredo do coração», patente na basílica da Santíssima Trindade até final de outubro.

A mostra divide-se em seis núcleos, «através dos quais se desenrola o percurso que procura evocar a aparição de junho de 1917, e de modo especial a temática e a mensagem relacionada com o Imaculado Coração de Maria».

Disponível nas sete línguas com que trabalha o Santuário de Fátima, a página (http://serosegredodocoracao.fatima.pt/) abrange todos os percursos da exposição e peças, assim como a totalidade dos textos e sons associados à visita "in loco".

Saiba mais

 

Papa faz visita surpresa à zona industrial do Vaticano

Foto

O papa visitou esta sexta-feira a zona industrial do Vaticano, onde cumprimentou os vários operários.

Francisco chegou de surpresa e cumprimentou carpinteiros, ferreiros, trabalhadores da Central Elétrica e do Laboratório Hidráulico do Vaticano, bem como do jornal
"L'Osservatore Romano".

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página