Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (19.7.2013)

Diocese de Aveiro inaugura «Tenda de Deus» na praia

A diocese de Aveiro abriu a «Tenda de Deus» na praia da Torreira, projeto que pretende oferecer um espaço de silêncio e meditação em várias praias da região, durante o verão.

«Entre as centenas de milhar de pessoas que passam por aqui, no tempo de férias, há muitas que procuram Deus e que têm o direito de encontrar um sinal concreto, que não passa apenas pelas igrejas, edificadas nos seus lugares próprios e conhecidos, mas também por uma presença mais próxima», sublinhou o bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

Com o apoio de leigos, jovens e adultos, bem como de padres, os veraneantes têm à disposição um recanto de oração e diálogo, onde poderão também partilhar ideias e dificuldades.

A «Tenda de Deus», que vai estar na praia da Torreira até segunda-feira, passa também pelas praias da Barra, de 26 de julho a 1 de agosto, e da Vagueira, de 2 a 8 de agosto, compreende atividades como tertúlias e momentos musicais.

Saiba mais

 

Misericórdias abrem unidades de cuidados continuados

Foto

Catorze Santas Casas da Misericórdia já podem dar início ao funcionamento das suas Unidades de Cuidados Continuados, e outra vai ser inaugurada em setembro, em Fátima, anunciou a União das Misericórdias Portuguesas.

As instituições estão localizadas em Amarante, Cinfães, Ponte da Barca, Celorico de Bastos, Vale de Cambra, Cantanhede, Idanha-a-Nova, Manteigas, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Porto de Mós, Barreiro, Montijo e Serpa.

Saiba mais

 

Festival de música cristã jovem começou na Serra da Estrela

Imagem

Começou esta sexta-feira na vila de Paul, Covilhã, a 6.ª edição do Festival Jota, projeto da Igreja católica que pretende promover junto dos jovens a música de inspiração cristã.

Na base do festival está uma proposta de evangelização que usa a música para transmitir valores cristãos aos mais novos, ao mesmo tempo que procura envolvê-los num ambiente de festa, explicou o diretor artístico da iniciativa, padre Jorge Castela.

Até ao próximo domingo, vão subir ao palco principal do festival 8 bandas nacionais e 4 estrangeiras, vindas do Brasil, Itália, Espanha e Inglaterra.

O programa prevê também momentos de oração e reflexão, além de várias atividades de lazer, cultura e desporto para indivíduos, grupos e famílias.

Saiba mais

 

Jornadas Nacionais da Comunicação Social refletem sobre «ciberteologia»

Imagem

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social, agendadas para 3 e 4 de outubro, vão ser dedicadas ao tema “Comunicar no ambiente digital”.

O encontro conta com presença do diretor da revista italiana “La Civiltá Cattolica” e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, padre Antonio Spadaro, que profere a conferência Ciberteologia: pensar o cristianismo no tempo da rede».

O programa inclui dois painéis centrados na mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, sobre as redes sociais.

A comunicação em rede será analisada enquanto novo ambiente para o exercício do jornalismo e para a ação da Igreja católica.

Saiba mais

 

Santuário do Cristo Redentor (Brasil) recebeu imagem de Nossa Senhora de Fátima

FotoFoto: Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Jovens de Portugal entregaram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante uma celebração que reuniu a delegação presente no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

O grupo subiu até ao cume do monte do Pão de Açúcar para agradecer o apoio da comunidade portuguesa local aos jovens lusos, bem como o acolhimento que a cidade está a dar aos participantes na Jornada, que decorre de 23 a 29 de julho com a presença do papa.

«Se à volta vemos manifestações, que a nossa manifestação seja por aquilo que acreditamos, os valores em que acreditamos. Saibamos discernir o que é verdadeiro, bom e belo», disse o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Eduardo Novo.

Saiba mais

 

Papa cria comissão para reformar atividade económica e administrativa do Vaticano

Imagem

O papa criou uma comissão para reformar a atividade económica e administrativa do Vaticano, visando aumentar a transparência nos processos de compra e venda de bens e serviços.

Melhorar a administração de bens e propriedades, garantir um tratamento adequado a todas as matérias relacionadas com a esfera financeira e assegurar uma correta aplicação dos princípios contabilísticos são objetivos igualmente incluídos nos propósitos do novo organismo.

A comissão, que deverá reunir pela primeira vez após a Jornada Mundial da Juventude, que termina a 29 de julho, é maioritariamente composta por leigos, peritos em questões legais e financeiras, e que já estão trabalhar com o Vaticano ou com instituições ligadas à Igreja católica.

Saiba mais

 

Papa Francisco encontrou-se com Bento XVI e pediu-lhe orações pela Jornada Mundial da Juventude

Foto

O papa Francisco encontrou-se esta sexta-feira no Vaticano com o seu antecessor, Bento XVI, a propósito da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no Rio de Janeiro a partir da próxima semana.

Francisco levou o programa detalhado da sua participação no encontro, para que o papa emérito o possa acompanhar, e rezar por ele.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, Bento XVI disse que rezava pela viagem, tendo presente os encontros que teve com jovens durante as três Jornadas Mundiais a que presidiu, em Colónia, Sydney e Madrid. 

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página