Música
Porto recebe obras do organista holandês Sweelinck
A igreja de S. Lourenço (Grilos), no Porto, recebe este sábado, pelas 17h00, o quarto concerto do Festival Sweelinck, com interpretação do organista italiano Giampaolo Di Rosa.
A iniciativa, com entrada livre, inscreve-se na série dedicada ao mestre organista holandês Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621), compositor, organista e pedagogo musical que trabalhou no final do período Renascentista e início do Barroco.
Sweelinck, nascido há 450 anos, foi considerado um dos maiores organistas do seu tempo e compositor para obras de teclado (cravo e órgão), dando origem à grande tradição organística do norte da Europa ao longo do séc. XVII,
Gianpaolo di Rosa tem apresentado a obra de Sweelinck em concertos no órgão da igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, de que é organista titular, e no órgão ibérico da igreja de S. Lourenço, do Seminário Maior do Porto.
“Fantasia (Mixolydian)”, “Nun freut euch, lieben Christen gemein”, "Pavana lachrimae" “O lux beata trinitas” e Salmos 116 e 140 são algumas das obras incluídas no programa.
O último concerto do festival, também interpretado por Gianpaolo di Rosa na igreja de S. Lourenço, está marcado para 24 de novembro, às 16h00.
Voz Portucalense / SNPC
© SNPC |
28.09.12








