Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igreja da Boa Nova (Estoril) ganha novo prémio de arquitetura

Igreja da Boa Nova (Estoril) ganha novo prémio de arquitetura

Imagem

A arquitetura da igreja da Boa Nova, na paróquia do Estoril (concelho de Cascais) foi novamente distinguida, desta vez no âmbito da iniciativa "2014 International Awards Program for Religious Art & Architecture" (Programa Internacional de Prémios para a Are Religiosa e Arquitetura).

Concluído em 2010 por Filipa Roseta Vaz Monteiro e Francisco Vaz Monteiro (Roseta Vaz Monteiro Arquitetos), o complexo localizado no patriarcado de Lisboa foi um dos cinco espaços, num total de 32 premiados, a receber a distinção mais alta.

O projeto da paróquia de Santo António do Estoril, construído no Bairro do Fim do Mundo, área antes povoada por barracas, inclui centro comunitário, escola primária e auditório. Os arquitetos propuseram criar uma nova identidade ao espaço, resgatando-o de décadas de estigma negativo.

O resultado da votação resultou de 134 candidaturas que abrangeram edifícios religiosos de diferentes pertenças religiosas, construídos ou em projeto.

Os cinco jurados, especialistas em áreas como arquitetura, arte e liturgia, elogiaram a excelência dos projetos candidatos, que se diferenciaram não só pela pertença religiosa, como também pelas dimensões e orçamento.

Os prémios, patrocinados pela revista "Faith & Form Magazine" e o "Interfaith Forum on Religion, Art and Architecture", foram criados em 1978 com o objetivo de distinguir a arquitetura e o design na liturgia e arte para espaços religiosos.

O programa de prémios integra cinco categorias principais: arquitetura religiosa, design litúrgico/interior, paisagem sagrada, artes religiosas e projetos não construídos.

Em 2011 a igreja e o complexo da Boa Nova foram um dos cinco finalistas da categoria de espaços religiosos da edição dos prémios de arquitetura ArchDaily, site considerado o mais visitado da especialidade.

No ano de 2013, o projeto venceu a ganhou a secção competitiva destinada às novas construções da 3.ª edição do prémio "Abitare il Mediterraneo" (Habitar o Mediterrâneo), organizado em Itália.

Na secção "Artigos relacionados", após o vídeo e as imagens de outros espaços religiosos distingidos, poderá (re)ver um artigo com perto de duas dezenas de fotografias do complexo paroquial.





 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.01.2015 | Atualizado em 24.04.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos