IMpressão digital
Evocação

S. Martinho: Da compaixão pelos pobres

Nascido em Sabária da Panónia, actual Hungria, de progenitores certamente pagãos, cerca de 316. Aos dez anos pediu para entrar na Igreja contra a vontade dos seus, pensando mesmo em retirar-se para o deserto. Para o libertar das influências cristãs, aos 15 anos o pai inscreveu-o no exército.

Após ter sido dispensado, por seu pedido, da condição de militar, Santo Hilário ordenou-o sacerdote. Depois de ter convertido a mãe (355), retirou-se, solitário, para uma ilha. Mais tarde conseguiu licença para se retirar para um lugar perto de Poitiers; lá construiu uma cabana e permaneceu 11 anos entregue à oração e à penitência.

Em 371 foi elevado, contra vontade, à sé episcopal de Tours. O zelo de Martinho estendeu-se por quase toda a França e nunca temeu enfrentar-se com os poderosos.

A morte surpreendeu-o numa viagem pastoral, em 397. A voz do povo canonizou-o. A sua vida chegou bem depressa a todo o Império; durante a Idade Média faziam-se peregrinações ao túmulo de São Martinho, quase tantas como aos sepulcros dos Apóstolos em Roma.

Conta-nos Sulpício Severo como Martinho, que foi seu amigo íntimo, praticou a caridade por amor de Cristo.

"Indo de caminho um dia em que mais não tinha sobre ele que suas armas e seu capote militar feito duma só peça, Martinho encontrou um pobre nu. Era por um Inverno mais rigoroso que o vulgar, e tão rude que muita gente morria de frio às portas da cidade de Amiens. Por mais que o desgraçado pedisse aos que passavam que tivessem piedade dele, todos passavam adiante. Compreendeu o homem de Deus, ao ver que os outros não eram tocados de compaixão, que aquele lhe estava reservado. Mas que podia fazer? Nada tinha a mais que a clâmide que o revestia; já tinha dado o resto para uma boa obra semelhante. Então, agarrou a espada, cortou o manto ao meio, deu uma parte ao pobre e envolveu-se de novo com a outra. Daqueles que o rodeavam, alguns começaram a rir, achando-o ridículo nas suas vestes rotas. Mas muitos outros, mais avisados, suspiravam profundamente por nada terem feito de semelhante, enquanto tinham mais vestimentas e teriam podido vestir o pobre sem terem necessidade de se despir.

Na noite seguinte, enquanto dormia, viu Martinho a Cristo, vestido com a parte da sua clâmide com que tinha coberto o pobre. Incitam-no a que olhe atentamente o Senhor e a que reconheça as vestes que deu. Depois, ouve Jesus dizer com voz forte à multidão dos anjos que o rodeiam: 'Ainda catecúmeno, Martinho cobriu-me com suas vestes'”.

 

"Os seus feitos, melhor ou pior os pude explicar com palavras; mas a sua vida interior, o seu comportamento de cada dia, os transportes de sua alma sempre virada para o céu, tudo isso, em verdade o declaro, nunca, nunca discurso algum o explicará. Impossível é pintar esta perseverança e esta medida na abstinência e nos jejuns; esta força nas vigílias e nas orações; estas noites consagradas á oração como se dias fossem: estes todos instantes plenos das obras de Deus, sem cuidado no repouso ou nas ocupações, mesmo as da comida e do sono, que apenas as necessidades da natureza obrigavam a satisfazer. Tudo isso, em verdade, nem o próprio Homero se, como se diz, saísse dos infernos o poderia expor: de tal forma é verdade que tudo em Martinho era grande demais para em palavras ser expresso. Nunca Martinho deixou passar uma hora, um momento, sem se abandonar à oração ou se absorver na leitura: e mesmo lendo ou fazendo qualquer outra coisa, nunca deixava de rezar a Deus. Tal como o ferreiro, descansando embora em meio do seu trabalho, bate ainda a bigorna, assim Martinho, mesmo quando parecia fazer outra coisa, continuava a rezar. Ó homem verdadeiramente bem-aventurado! Sem malícia alguma, não julgando ninguém, não condenando ninguém, a ninguém pagando o mal com o mal."

Sulpício Severo

12.11.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

São Martinho











































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada