IMpressão digital
Arte

O Humilde Cristo de Rouault

Georges Rouault (1871-1958) constitui uma exceção na arte do século XX: é um dos raros artistas que não só representa Cristo mas que também o confessa: “A minha arte é uma confissão ardente de fé”. A obra de Rouault é uma síntese única, no século XX, entre o sentido carnal da arte e a luz espiritual da fé. No entanto também não escapa ao movimento de renovação da imagem de Cristo que se iniciou no começo do século. O seu Cristo não é convencional; distancia-se da tradição da arte cristã quer no nível plástico quer no nível temático.

Plasticamente, Rouault não procura fazer formas belas e acabadas. Os seus Cristos são, como as suas outras figuras, grosseiramente desenhadas, envoltas em traços espessos negros, faltando-lhes relevo. Malraux dirá que Rouault não espera da cor um equilíbrio mas uma significação: a sua arte não se exprime em função da palavra “belo” mas da palavra “ser”. Sabemos que o momento em que Rouault se volta para o Cristo corresponde também ao período em que ele descobre um novo estilo plástico, inspirado em Cézanne. Falando da sua dupla conversão, à arte e à fé, afirma: “Por volta dos meus 30 anos, tive um golpe de loucura, seja uma graça de estado, seguindo o ângulo em que nos colocamos (...). Vi então o que antes via, mas sob uma outra forma e harmonia, num outro plano (...). Pus-me a fazer uma pintura de um lirismo injurioso, e que desconcertava a maioria das pessoas (...). Não era a influência de Lautrec, de Degas ou dos modernos, mas uma necessidade interior e o desejo, talvez inconsciente, de não vir a cair, com o andar do tempo, no tema religioso convencional”. Facto extremamente raro na pintura do século XX: nele, são inseparáveis vanguarda artística e testemunho cristão.

Miserere
Miserere, Gravura 1

Tematicamente, as figuras religiosas de Rouault são também protestos contra a pobreza, o mal, a injustiça. O pintor é, como o seu amigo escritor Léon Bloy, apaixonado pela justiça social, revoltado contra o mal, a riqueza material, as hipocrisias sociais. As suas figuras crísticas são, primeiro que tudo, pobres, desamparados, figuras ridículas ou grotescas, tal como o palhaço. Se ele pinta Cristo com traços de pequeno e humilde operário, o inverso é também verdadeiro: os operários, os pobres e os explorados são a verdadeira imagem de Cristo. Disso é testemunha esta comovente afirmação do pintor: “ Não faleis de mim, senão para exaltar a arte (...). Eu sou o amigo silencioso dos que sofrem no sulco vazio (...). Cristão, não acredito, nestes tempos tão expostos aos perigos, senão em Jesus na cruz. No mundo, todos os dias, 1000 e 1000 obscuros necessitados, que valem mais do que eu, morrem a trabalhar”. O seu protesto contra o mal juntar-se-á ao dos expressionistas alemães condenando a guerra e reivindicando um pacifismo em nome da mensagem de paz e do amor de Cristo.


Miserere, Gravura 37

O Miserere de Rouault, magistral obra gravada, começada logo a seguir à Primeira Guerra Mundial, mistura a história de Cristo e a dos homens do seu tempo. É também uma denúncia da guerra e da violência do humano contra o seu semelhante. Dois títulos de gravuras resumem bem o estado de espírito de Rouault: L’homme est un loup pour l’homme (gravura 37, inspirada na guerra de 1914-1918) e Jésus sera en agonie jusqu’à la fin du monde (gravura 35, citação de Pascal). A sua arte situa-se entre a queda e a salvação, o mal e a redenção. O Cristo, que se torna um dos temas dominantes da sua pintura, estabelece o laço entre estas duas realidades antagónicas.


Miserere, Gravura 35

Jérome Cottin
in La Mystique de l'art, 2007

Trad.: Maria do Loreto

© SNPC (trad.) | 19.02.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Georges Rouault
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada