Cinema
"História de um padre": coprodução conta vida do papa Francisco desde a infância à eleição
O ator argentino Rodrigo de la Serna foi escolhido para interpretar o papel do papa Francisco, num filme do realizador Alejandro Agresti (n. 1961).
O filme intitulado "História de um padre", que por agora junta produtoras da Argentina e Espanha, contará a vida do antigo arcebispo de Buenos Aires desde a infância até à eleição para papa, a 13 de março.
Alejandro Agresti revelou à revista "Variety" que a narração será contada em "flashbacks" e "flash-forwards", à medida que o cardeal Bergoglio voa para Roma e participa no conclave que o haveria de eleger papa.
«Mais do que uma rápida biografia dos principais acontecimentos, estou sobretudo preocupado em entrar dentro desta pessoa muito singular, na sua decisão de seguir a sua vocação, e como combinou a sua fé e razão, tendo estudado como jesuíta durante 14 anos antes de ser ordenado», afirmou.
Agresti, neto de italianos que se estabeleceram na Argentina, percurso semelhante ao dos pais de Jorge Bergoglio, vai retratar o seu contexto familiar imigratório, o trabalho que desenvolveu nos bairros pobres de Buenos Aires, bem como a sua austeridade e humildade.
Os aspetos que o realizador nascido na capital argentina, como Bergoglio, considera «mais interessantes» na vida do papa são a decisão de ser padre, a fé e a razão, e os seus estudos enquanto jesuíta.
Serna participou, entre outros filmes, em "Diários de motocicleta" ("Diários de Che Guevara", em Portugal), do brasileiro Walter Salles, interpretando o amigo de Ernesto Guevara, quando na juventude viajou pela América Latina.
Filmado na Argentina, Itália e Alemanha, onde Bergoglio estudou, o filme terá um orçamento acima da média para os padrões argentinos.
Jorge Bergoglio e Rodrigo de la Serna
Rui Jorge Martins
© SNPC |
02.09.13








