Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Antologia de "Hinos" para o ano litúrgico

Imagem Capa (det.) | D.R.

Música: Antologia de "Hinos" para o ano litúrgico

Para se entrar no ambiente artístico e espiritual do novo disco gravado pelo Coro do King's College de Cambridge não é necessário ser-se inglês. É verdade que quem nasceu e cresceu nas terras britânicas, frequentando assiduamente as celebrações litúrgicas, parte em vantagem, mas a antologia de hinos, recolhidos e arranjados pelo maestro Stephen Cleobury dirige-se a um público que antes de tudo sabe apreciar as expressões de arte sacra vocal.

O King's College Choir é seguramente um dos mais ilustres conjuntos musicais da "Albion", tendo sido fundado no século XV principalmente para acompanhar as múltiplas celebrações realizadas na esplêndida capela do colégio, de onde, durante a Véspera de Natal, a estação BBC transmite em direto desde 1928 o concerto "Lessons and Carols".

São vinte os títulos selecionados por Cleobury de entre alguns dos trechos mais conhecidos e amados que pontuam as celebrações mais importantes do ano litúrgico, propostos neste disco numa ampla variedade de ajustamentos que realçam as características de solidez e flexibilidade da formação vocal.

Parte-se de uma vivaz versão do hino "Thine by the glory", inspirada no célebre coro “See, the Conqu'ring hero comes”, do oratório "Judas Maccabaeus", de Händel, passando pelo majestoso "All creatures of our God and King", para chegar ao natalício "O come, O come, Emmanuel", extraído da antiga melodia original "Veni Emmanuel", do século XV.

Os jovens cantores parecem completamente à vontade entre as harmonias deste repertório tradicional, que estão a habituados a executar à luz das velas entre os assentos da capela do King's College, ornamentando-as com atmosferas sonoras quentes e confortantes. Música de preciosa oficina entoada impecavelmente e sem o mínimo esforço aparente, com uma aproximação e um estilo interpretativo "very british, indeed".

 

Andrea Milanesi
In "Avvenire"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 01.10.2016

 

Título: Hymns from King's
Interpretação: The Choir of the King's College; Stephen Cleobury, dir.
Duração: 70 min.

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos