Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Francisco “desligou-se” de ser papa para receber donos de geladaria

Neste tempo em que apoiar o comércio local é uma maneira de ajudar os lojistas a resistir à tempestade provocada pelo Covid-19, uma geladaria escondida à sombra da basílica de S. Pedro tem um fiel cliente especial: o papa Francisco.

A geladaria Padron é tão conhecida no Vaticano, que quando Silvia - a esposa do dono, Sebastian Padron - apareceu aos portões do menor estado do mundo com uma dúzia de empanadas - massa recheada de carne, clássico na Argentina natal de Bergoglio -, ninguém fez perguntas e entregou-as diretamente ao pontífice.

As empanadas são um acrescento recente ao menu da geladaria, na tentativa de manter o negócio a funcionar durante os meses de inverno. Os Padrons deixaram um bilhete com o presente: queriam que o papa soubesse que rezam por ele, e que não se importariam se ele rezasse por eles.

As iguarias foram entregues num sábado, e na terça-feira o papa telefonou aos donos para lhes agradecer e convidá-lo para uma conversa.

«Mal conseguia acreditar no quão pessoal ele estava a ser, quão acessível, humano», comentou Padron, após a conversa de 40 minutos que a sua família teve com Francisco na casa Santa Marta, residência dentro do Vaticano onde Francisco vive desde a sua eleição.



A filha do casal fez um desenho para o papa que, no final do encontro, Francisco levou cuidadosamente consigo, classificando-o de «coisa mais importante» entre os presentes que a família ofereceu



«O santo padre queria saber quando poderíamos ir, com base no horário da loja e na rotina da família, quando, obviamente, sempre que ele nos pudesse receber, poderíamos ir!», acrescentou.

Os Padrons têm dois filhos: Maite, de seis anos, e Luca Marino, de três. Abriram a loja em 2018, e o plano original para este ano era abrir mais uma, dado que o negócio estava em alta - graças à qualidade do produto, do cliente especial do Santa Marta e de um jogador argentino da AS Roma, o clube de futebol mais popular da capital italiana. Mas a pandemia mudou os planos.

Cardeais, bispos e amigos do papa são clientes regulares da loja, e todos sabem que “Dulce de leche granizado” é a única sobremesa que não pode faltar em qualquer encomenda dirigida a Francisco.

Para quem não está familiarizado, o doce de leite é uma pasta semelhante a caramelo, feita com leite, açúcar e extrato de baunilha. Tem pequenas variações e é consumido em vários países da América Latina, mas os argentinos gostam de dizer que o inventaram. O sabor de gelado que o papa prefere inclui minúsculos pedaços de chocolate amargo.



«Ficámos surpreendidos como ele nos fez sentir bem-vindos, como se estivéssemos a conversar com um velho amigo. Acho que ele também precisava disso, estar entre amigos»



A família Padron chegou à casa Santa Marta a 29 de outubro com um cesto cheia com os seus melhores produtos, incluindo uma garrafa de vinho Malbec argentino, que também está à disposição dos clientes. Para alegria das crianças, o papa também tinha um saco cheio de presentes em troca, contendo terços para cada membro da família e um crucifixo franciscano.

Maite fez um desenho para o papa que, no final do encontro, Francisco levou cuidadosamente consigo, classificando-o de «coisa mais importante» entre os presentes que a família ofereceu.

«Para mim, parecia que ele estava a “desligar-se” por alguns minutos do que significa ser o papa», disse Padron. «Ficámos surpreendidos como ele nos fez sentir bem-vindos, como se estivéssemos a conversar com um velho amigo. Acho que ele também precisava disso, estar entre amigos.»

«A certa altura, o papa reconheceu que era bom para ele estar connosco, quase como se o ajudasse a manter os pés no chão, sentir como se estivesse entre amigos, no seu bairro, no seu país”, afirmou Padron.


 

Inés San Martín
In Crux
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: Papa Francisco e família Padron | Instagram Padron.gelateria
Publicado em 03.11.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos