Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

França

Festival Ressurreição acolhe encontros artísticos e espirituais

Entre 24 de abril e 12 de junho – da Páscoa ao Pentecostes, o denominado Tempo Pascal – vários espaços da diocese de Paris, em França, propõe diversos eventos culturais em torno do tema da ressurreição.

Pintores, poetas, cantores, escultores, atores e músicos são bem-vindos para unir as suas obras ao serviço de um evento de arte e fé, refere o site Narthex, que a Conferência dos Bispos de França dedica à arte sacra, património e criação.

O programa abrange exposições de artes plásticas, concertos, conferências e encontros espirituais sobre temas relacionados com a ressurreição, vida, morte e reincarnação.

Cada pessoa pode, “à sua maneira e num espírito de partilha e tolerância, exprimir as suas interrogações, assim como as suas esperanças e convicções”, lê-se no site.

O festival propõe igualmente ateliês de escrita e um concurso de poesia para que os participantes possam colocar em palavras os seus pensamentos sobre as festas da Páscoa e do Pentecostes.

A diocese de Rouen, também em França, organiza pelo sexto ano consecutivo o Festival “Courant d’Art”, que entre 15 de abril e 15 de maio permite a pintores, músicos e atores instalarem-se nas suas igrejas.

Desta iniciativa resultaram cinco exposições de cinco artistas em cinco igrejas, quatro concertos e uma peça de teatro.

 

Foto Mark Swysen (igreja na diocese de Rouen)

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

FotoGeneviève Bayle

 

FotoGeneviève Bayle

 

FotoAntoine Bouteiiler

 

FotoAntoine Bouteiiler

 

Rui Martins
© SNPC | 20.04.11

Foto
Jean-Jacques Bris

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página