Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Federação Portuguesa de Futebol oferece aos padres da Clericus Cup equipamentos iguais aos de outras seleções

Os padres que vão integrar a seleção nacional de futsal que de 17 a 21 de fevereiro participam na 14.ª edição da taça “Clericus Cup”, na República Checa, vão usar equipamentos iguais aos das outras seleções, oferecidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

 «É um motivo de orgulho. Antes de todos os jogos tocam os hinos e é sempre um momento especial para nós, mas agora ainda será mais, pois temos os equipamentos que usam outras seleções da FPF», afirmou o P. Ivo Coelho, em reportagem da agência Lusa publicada esta quarta-feira pelo “Público”.

«Todos os dias há missa antes dos jogos e celebramos juntamente com as restantes igrejas, e é incrível a partilha de experiências entre as comitivas», afirmou o sacerdote sobre a competição que reúne 19 seleções europeias, e na qual Portugal é campeão – venceu as últimas quatro edições, num total de cinco títulos.

O treinador, Ricardo Costa, que orienta a seleção pelo segundo ano consecutivo, terá à disposição 16 jogadores de várias dioceses, que serão capitaneados pelo P. Marco Gil, e que na primeira fase da competição jogarão com as equipas da República Checa, Hungria, Itália e Cazaquistão.

«Nas primeiras participações chegávamos ao quarto lugar e ficávamos por ali. Em 2012 ganhámos e, ultimamente, temos ganho. Naturalmente tornámo-nos para as outras equipas um alvo a abater. As outras seleções olham para nós não com rivalidade, mas percebem que já não somos tão simpáticos», assinala.

Em 2019 o Parlamento aprovou uma proposta de louvor pela taça conquistada no Montenegro: «A Seleção nacional de Futsal do Clero teve nesta edição o comando técnico do Mister Ricardo Costa e a braçadeira de Capitão coube ao Padre Marco Gil, conhecido entre os pares como o Cristiano Ronaldo da Seleção da Igreja. O resultado alcançado, que enaltecemos, constitui, naturalmente, motivo de orgulho para todos os Portugueses».

«A Assembleia da República associa-se, deste modo, ao sentimento de reconhecimento nacional por esta vitória, saudando a Seleção nacional de Futsal do Clero e o Selecionador nacional Ricardo Costa pela excelente demonstração do valor desportivo e pela forma como dignificaram Portugal», referia o texto.


 

Rui Jorge Martins
Fontes: Público, Renascença
Imagem: D.R.
Publicado em 13.02.2020 | Atualizado em 06.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos