Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Fátima – O dia em que o Sol bailou”: Estreia coreografia e multimédia que projetam aparições para a atualidade

Imagem Póster (det.) | D.R.

“Fátima – O dia em que o Sol bailou”: Estreia coreografia e multimédia que projetam aparições para a atualidade

A mensagem das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, ocorridas em 1917, vai ser recriada num espetáculo que cruza a dança e meios multimédia, como vídeo, holograma e cenografia a três dimensões.

O projeto “Fátima – O dia em que o Sol bailou”, apresentado no âmbito da programação do centenário das aparições, à companhia Vortice Dance Company, que para o efeito convocou artistas de várias nacionalidades, refere um comunicado do Santuário enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Trata-se de um projeto que, focando as aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX», explica a nota de imprensa.

Os acontecimentos evocados na coreografia, como a Virgem «a apontar o terço como instrumento para a paz no mundo», «o quadro belo e desafiante do Coração sem mancha, que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos».

Resultante de uma encomenda do Santuário de Fátima, o espetáculo coreografado pelos diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço vai ter antestreia, reservada às escolas e colégios de Fátima e Leiria, a 11 de maio.

A estreia está prevista para o dia em que se assinala o 99.º aniversário da primeira aparição, 13 de maio, às 21h00, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, com repetição no dia 15, pelas 16h00.

Após as apresentações em Fátima, o espetáculo estará em cena no Teatro Municipal de Bragança, viajando depois para o Brasil, onde será exibido em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras cidades.

 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.04.2016

 

 
Imagem Póster (det.) | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos