Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia e espiritualidade

Faculdade de Teologia da Universidade Católica organiza peregrinações à Terra Santa acompanhadas pelo diretor

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa vai organizar três "Peregrinações à Terra Santa no Ano da Fé", acompanhadas pelo diretor da instituição e especialista em estudos bíblicos, P. João Lourenço.

Israel é o destino da primeira viagem, de 19 a 28 de abril, com passagens por Tell Aviv, Haifa, Tiberíades, Nazaré, Jerusalém, Ain Karén, Belém e Deserto da Judeia, anuncia a página da Faculdade de Teologia.

De 6 a 19 de junho os destinos são o Sinai e Israel, parando em Tell Aviv, Haifa, Tiberíades, Nazaré, Kafarnaum, Eilat  e Jerusalém.

“Dos passos de Moisés à Terra de Jesus" é o tema da última proposta, de 28 de agosto a 12 de setembro.

O roteiro inclui visitas a Tell Aviv, Haifa, Monte Carmelo, Meggido, Accre, Rosh Haniqrá, Tiberíades, Nazaré, Monte Tabor, Fronteira, Pella, Ajlum, Jerash, Aman, Tell Hesban, Monte Nebo, Mabada, Petra, Umm Ar Rasas, Aroer, Macheronte, Aman, Waddi Kharrar, Jericó, Jerusalém, Ain Karen, Belém, Monte das Oliveiras e Monte Sião.

As inscrições estão abertas para todas as peregrinações, com preços que variam de acordo com o número de participantes.

«"Peregrinar" na terra de Israel é uma experiência que remonta às origens do homem bíblico e que se situa já na própria experiência de Abraão, o Pai dos crentes. O seu chamamento 'deixa a tua casa e a casa de teu pai e vai para terra que Eu te indicar' (Gn 12,1) constitui um apelo eterno a todo o crente para que, em peregrinação para a eternidade, se ponha a caminho em demanda da Terra da promessa. Por isso, a experiência de Abraão tornou-se assim como que o protótipo de todo o peregrinar em busca do absoluto de Deus. A 'Peregrinação' na Terra Santa não é mais do que uma atualização permanente, um convite contínuo ao homem de hoje para que se ponha a caminho, na certeza que a meta que busca só a encontrará em plenitude na Jerusalém celeste», lê-se no texto de apresentação do "Guia Bíblico e Cultural da Terra Santa", do P. João Lourenço (Universidade Católica Editora).

Conhecer a Terra de Israel, escreve o autor, «é um desafio profundamente motivador, não só pelo enriquecimento histórico que nos proporciona, mas fundamentalmente pela experiência vivencial e espiritual que uma peregrinação nos faculta. Terra de ‘Memória, Conflito e Esperança’, a Terra Santa é, em si, um corredor de culturas, de identidades e de espiritualidades sem paralelo no mundo. Percorrer os seus recantos, trilhar as suas estradas, sentir a sua diversidade leva-nos a olhar o mundo de outra forma. Esta obra pretende oferecer-nos um pouco desse universo que está subjacente à realidade de hoje, já que para a compreender, temos de peregrinar ao passado e aí descobrir as suas raízes e as suas razões de ser.»

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 14.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoJerusalém

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página