Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição: "Santo António na banda desenhada"

Exposição: "Santo António na banda desenhada"

Imagem D.R.

O Museu de Lisboa inaugura na terça-feira a exposição "Santo António na banda desenhada", tendo como base as pranchas originais da autoria de José Garcês do álbum publicado em 2016 sobre a vida do padroeiro principal da cidade.

Nesta mostra, Santo António «tanto surge num contexto histórico e biográfico, em que José Garcês é um dos expoentes máximos dentre os da sua geração, ou associado às tradicionais festas populares ou ainda em tom jocoso relacionado com a sátira e a crítica social», revela um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A figura do santo nascido em Lisboa atravessa «várias gerações de ilustradores portugueses», que marcam presença na exposição, como Rafael Bordalo Pinheiro, Carlos Botelho, Filipe de Abranches, João Paulo Cotrim e Pedro Burgos, Marcos Farrajota, Nuno Saraiva e Vítor Silva.

Editado pela Europress, o livro de José Garcês, considerado um dos mestres e pioneiros da banda desenhada em Portugal, recria a vida, milagres e herança de Santo António, de quem a cultura popular se apropriou.



Imagem "Santo António em banda desenhada | José Garcês | D.R.

 

SNPC
Publicado em 05.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos