Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição “Rezar a cidade” apresenta trabalhos de 15 fotógrafos

É inaugurada este domingo, 18 de fevereiro, a exposição “Rezar a cidade”, que partiu de um convite da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal a 15 fotógrafos amadores e profissionais.

A cada fotógrafo, que teve como inspiração um dos 15 passos da via-sacra de Jesus Cristo e os vestígios da religiosidade em Setúbal, foi pedido um trabalho que interpelasse os visitantes e os convidasse «a rezar com a cidade, na cidade».

Setúbal «guarda na sua malha urbana, a memória desta história. Ainda se podem observar algumas capelas dos antigos passos, ou o calvário do Bonfim, as capelas das confrarias e oratórios junto às antigas portas das muralhas da urbe», refere a página da diocese.

Ana Esperança, Anabela Sousa, Bruno Cardoso Leite, Bruno Moreira, Catarina Oliveira Duarte, Fábio Sousa, Francisco Carrola, João Bordeira, João Fernandes, João Marreiros, Jorge Velez, Maria Adelaide Santos, Mário Miguel Chaves, Miguer Cardoso e Ricardo Perna são os fotógrafos que integram o projeto.

Antes da abertura da exposição, patente na Galeria Municipal de Setúbal (antigo edifício do Banco de Portugal) até 8 de abril, será aberto ao público o Tesouro da paróquia de Santa Maria da Graça e S. Julião.

De acordo com o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, P. Casimiro Henriques, trata-se do «corolário de um trabalho digno de registo», ao dar «a conhecer peças de relevo artístico, além de se colocar em evidência a preocupação pela salvaguarda do património sacro».

As duas iniciativas integram o programa da 4.ª Jornada Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, que começa às 15h00 de domingo, na igreja de S. Julião, com a intervenção do P. Casimiro Henriques.

Pelas 15h15 é inaugurado o Tesouro, com as participações do P. Rui Rosmaninho e André Afonso, seguindo-se, uma hora depois, “Rezar Setúbal”, conferência com percurso pedestre entre a igreja de S. Julião e a Galeria Municipal, conduzida por José Luís Catalão.

A apresentação da exposição de fotografia, pelo P. Casimiro Henriques, está agendada para as 17h15, e pelas 17h30 realiza-se o ato de encerramento da Jornada de Arte Sacra, com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o bispo diocesano, D. José Ornelas.



 

SNPC
Fonte: Diocese de Setúbal
Publicado em 17.02.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos