Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Exposição de fotografia e ciclo de cinema destacam ação das Clarissas e Franciscanos na cultura

Uma exposição de fotografia e um ciclo de cinema sobre as Clarissas e os Franciscanos, congregações religiosas católicas inspiradas por S. Francisco de Assis (c. 1181-1226), integram o programa das 26.ªs Jornadas Culturais de Vila das Aves.

Até 7 de dezembro está patente no Centro Cultural local a mostra fotográfica "O Mosteiro de S. José das Clarissas Adoradoras".

As Irmãs Clarissas chegaram a Portugal pouco depois da morte de Santa Clara, em 1254, instalando a primeira comunidade em Lamego. Quando em 1834 é decretada a extinção da vida religiosa em Portugal, havia cerca de cem mosteiros de Irmãs Clarissas no país.

A vida claustral começou a reorganizar-se a partir de 1928, com algumas jovens que cresceram nos antigos mosteiros e alguns grupos de irmãs vindas de Espanha.

A 19 de março de 1955 é autorizada a fundação do Mosteiro de S. José de Vila das Aves, ocupando o antigo Convento da Visitação, ao qual chegaram no mês de junho desse ano quatro irmãs vindas de Espanha.

A 17 de junho de 1955, com a celebração da missa, é formalizada a fundação do Mosteiro de S. José das Clarissas Adoradoras de Vila das Aves. Paralelamente com a exposição fotográfica o espaço pode ser visitado até ao fim de novembro mediante inscrição no Centro Cultural (telefone 252 870 020).

O ciclo de cinema, que começa esta quarta-feira, 7 de novembro, com exibições sempre às 14h30, centra-se na figura de Santa Clara de Assis.

O filme inaugural é "Clara de Assis. História de uma cristã", realizado em 1992 pelo italiano Serafino Rafaiani.

A obra baseia-se «num documento autêntico e de grande valor histórico: a transcrição do processo de canonização de Santa Clara, realizado poucos anos depois da sua morte (1257). O documento, encontrado em 1920 na Biblioteca Nacional de Florença, apresenta os depoimentos das irmãs que conviveram com Santa Clara, feitos perante o Bispo de Espoleto. Clara mulher instruída, de família rica e nobre, deu vida a uma espiritualidade original, ainda que ligada à figura de S. Francisco.»

A 14 de novembro é apresentado "Marcelino Pão e Vinho" (Ladislao Vajda, 1955, Espanha). «Um frade franciscano conta para uma menina doente a lenda de Marcelino, um bebé que foi deixado à porta de um mosteiro e que acaba por ser criado pelos frades franciscanos. Embora bem cuidado, Marcelino começa a sentir a falta de crianças da sua idade para brincar e, por isso, diverte-se a inventar histórias inacreditáveis. Porém, uma das histórias que relata desafia a curiosidade dos religiosos, que a resolvem conferir pessoalmente, constatando com surpresa o divino poder da inocência.»

"Chiara di Dio" (Clara de Deus) é a proposta para dia 21. O espetáculo musical escrito e dirigido pelo italiano Carlo Tedeschi, estreado em 2004 por ocasião do 750 º aniversário da morte de Santa Clara, é baseado em fontes franciscanas. A catedral de São Rufino, onde Clara e S. Francisco se conheceram, e o claustro de São Damião, onde Santa Clara morreu, são alguns dos locais revisitados neste musical, que abre com a ideia sublinhada pelo papa João Paulo II de que «é muito difícil separar» Francisco e Clara.

O ciclo termina a 28 de novembro com "Santo António" (Giorgio Salce, 1990, Itália). É considerado o primeiro filme sobre a vida do religioso franciscano nascido em Lisboa. Numa encenação do processo de canonização, as testemunhas oculares narram e interpretam a vida e os factos mais significativos do pregador.

As Jornadas Culturais de Vila das Aves, dedicadas ao tema "O gesto e a palavra - A presença do franciscanismo no mundo atual", decorrem a 9 e 10 de novembro no Mosteiro de S. José, com o programa que apresentamos de seguida.

 

Dia 9

21h00
Receção dos participantes

21h30
Cerimónia de abertura (presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e coordenadora das Jornadas Culturais
Programa musical: Artave. 

22H00
Conferência: «O Franciscanismo: nascimento e incidência na cultura, humana e religiosa» (fr. Gonçalo Figueiredo, ofm)

 

Dia 10

20h30
Receção dos participantes

21h00
Mesa redonda: «O Franciscanismo na história e no presente»

Programa musical: Violinos de Guimarães

«A espiritualidade e a oração na estrutura da personalidade e incidência na Vida» (José Simões Alfaiate, ofm)
«O Mosteiro de Santa Clara em Guimarães» (Luís Teixeira, Câmara Municipal de Guimarães)
«A dignidade da mulher em Santa Clara» (Irmã Maria Clara Fernandez Manrique, osc)
«A arte na espiritualidade franciscana (simbólica da congregação de Santa Clara)» (Emília Nadal, pintora)
Moderador: frei Gonçalo Figueiredo, ofm

22h30
Cerimónia de encerramento
Conclusões das Jornadas Culturais (irmã Maria Albertina Azevedo)
Grupo Coral de Vila das Aves, com as Irmãs do Mosteiro de S. José e das Irmãs do Mosteiro da Visitação de Santa Maria de Vila das Aves, na comemoração dos seus 125 anos de existência

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Santa Clara de Assis
Simone Maritni

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.