Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arte

Exposição e escola de ícones em vidro

O Museu Nacional de Etnologia inaugura esta quinta-feira, em Lisboa, a mostra “Religiosidade em vidro”, exposição de 60 de ícones romenos organizada pelo Instituto Cultural Romeno.

A iniciativa, que já percorreu museus na Itália, França e Dinamarca, explica aos visitantes que o ícone sobre vidro «vem da Europa Central (Império Austro-Húngaro), sendo trabalhado pelos camponeses, cuja principal ocupação era a agricultura».

Os motivos ilustram os seguintes temas: «a Sinaxe dos Santos Protectores Ortodoxos, a concepção do camponês romeno sobre a vida após a morte, sobre o Céu e o Inferno, temas bíblicos do Antigo e Novo Testamento, o calendário ortodoxo romeno».

A exposição estará patente até 10 de janeiro, de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00, e terça-feira, das 14h00 às 18h00. 

Paralelamente à mostra realiza-se uma oficina de pintura ministrada por Olga Chicu, que «propõe aos participantes o desafio de pintarem um ícone sobre vidro, dando a conhecer as etapas e as técnicas que envolvem esta prática artística, ela própria também parte do culto religioso».

Os quatro ateliês decorrem em outubro (8 a 17, 15 a 24 e 22 a 31) e entre 29 deste mês e 5 de novembro.

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.10.11

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página