Roma
Exposição do Arquivo Secreto do Vaticano revela serviço prestado à cultura
O cardeal Raffaele Farina considera que a exposição do Arquivo Secreto do Vaticano inaugurada recentemente em Roma é reveladora do «serviço prestado à Igreja e à cultura» pela instituição criada há quatro séculos.
Em artigo publicado na edição de 1 de março do jornal “L’Osservatore Romano”, da Santa Sé, o arquivista e bibliotecário sublinha que a mostra sinaliza «um trabalho incansável de conservação, recenseamento, preservação e avanço cada vez maior da pesquisa».
A exposição “Lux in arcana. O Arquivo Secreto Vaticano revela-se” apresenta até 9 de setembro nos Museus Capitolinos, sede tradicional do Governo italiano, cerca de 100 documentos «muito antigos e preciosos», que pela primeira saem da Cidade do Vaticano.
A iniciativa, refere o prelado, constitui «um apelo fascinante à memória» do passado «da Igreja, de impérios, reinos, ducados e repúblicas» e «estimula a elevar o nível do conhecimento para além do estereótipo vazio», para o qual é conduzida «muita da chamada cultura de massa corrente».
A mostra, organizada com o apoio do Conselho Pontifício da Cultura, foi visitada pelo seu presidente, cardeal Gianfranco Ravasi, e pelos ministros Piero Gnudi e Lorenzo Ornaghi, além de outras personalidades eclesiais e civis.











Rui Jorge Martins
© SNPC |
04.03.12








