Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Porto

"Ex-voto": Exposição de fotografia retrata «fragilidade dos homens» e «omnipresença de Deus»

A Casa das Artes, no Porto, inaugura esta sexta-feira a exposição “Ex-voto”, conjunto de fotografias da jornalista Lucília Monteiro que resulta de um trabalho de investigação no âmbito de um mestrado em Comunicação Audiovisual.

O projeto pretende «documentar uma tradição religiosa que, ao longo do tempo, tem vindo a perder-se», refere o texto de apresentação da mostra, que será acompanhada do lançamento de um livro de textos e fotografias, revela a mais recente edição do “Jornal de Letras”.

«Os ex-votos integram um ritual antigo que expressa a fragilidade dos homens e a omnipresença de Deus, ecoando o sacrifício, a entrega de um pedaço de si mesmo como pagamento da retribuição da divindade», lê-se na página da Casa das Artes.

Tradicionalmente, os ex-votos são «partes do corpo em madeira ou cera», mas depressa «se expandiram para outras expressões como a roupa, objetos de pessoas, monumentos, fotografias, pinturas».

A exposição, que apresenta imagens obtidas de norte a sul de Portugal, centra-se nos ex-votos de cera e fotográficos, «ambos representantes simbólicos da era da reprodutibilidade através do negativo ou molde que permitem a sua multiplicação».

«O estudo partiu de um questionamento prático da relação entre o humano e o divino através do corpo representado e aprofundou a função da fotografia como mediadora, não só da relação do crente com a representação do seu corpo – o seu lugar – mas também da relação entre o objeto – a representação – e o divino.»

A jornalista propõe uma «reflexão sobre o corpo contemporâneo, o corpo do Eu e os seus simulacros através da problematização da necessidade que o Homem sempre demonstrou em representar-se, tanto na arte como na religião».

Questionar o «significado» e «poder de expressão per se e enquanto veículos do sagrado» e pensar «as narrativas possíveis de um corpo e o seu simbolismo enquanto agradecimento de milagres, cura de doenças, conservação da vida» constituem também finalidades da investigação.

O ex-voto é um quadro, imagem, objeto de cera ou outra expressão da arte ou artesanato popular com que os fiéis agradecem a Deus, à Virgem Maria ou a um santo uma graça que lhe atribuem, cumprindo promessa feita em momento de aflição.

A exposição de ex-votos, «carregados de histórias» e reveladores da «sociedade portuguesa», como sustenta Lucília Monteiro, está patente até 30 de julho, das 10h00 às 19h00.

FotoD.R.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD.R.

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página