Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Teatro

Évora recebe o «Breve Sumário da História de Deus", de Gil Vicente

A igreja de S. Vicente, em Évora, recebe a 3, 4 e 5 de abril o “Breve Sumário da História de Deus”, de Gil Vicente, através da leitura do jovem ator Pedro Caeiro, num projeto da Associação Cultural Coleção B.

«Representado originariamente em 1527 para os reis portugueses D. João II e D. Catarina, este texto é aqui apresentado numa leitura cénica que destaca a plasticidade poética da palavra, fazendo desfilar perante os nossos olhos as personagens mais emblemáticas da história cristã: Adão e Eva, Abel, Job, os Patriarcas Abraão, Moisés, David e Isaías, S. João e Cristo», explica a nota de apresentação.

O Anjo, o Mundo, o Tempo e a Morte guiam aquelas figuras bíblicas no seu percurso entre a Terra e o Limbo, acrescenta o texto publicado na página do Facebook da associação Coleção B.

Pedro Caeiro considera que o drama é «complexo mas de uma grande beleza poética» e sublinha que a peça, que sobe ao palco sempre às 22h00, tem servido para se aproximar do cristianismo.

«Eu, como muitos jovens da minha geração, não andei na catequese, nunca fui à missa e só assisti a cerimónias religiosas em casamentos... Por isso posso dizer que, no meu caso, estou a aprender muito com este projeto. Penso que é um bom pretexto para conhecer a história de Deus, mesmo em forma de “sumário”», afirmou.

 

© SNPC | 02.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página