Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Este livro deu um filme”: Clube de leitura paroquial regressa com nova proposta

“Este livro deu um filme”: Clube de leitura paroquial regressa com nova proposta

Imagem BalaguR/Bigstock.com

O Clube de Leitura dos amigos da Biblioteca de São Tomás de Aquino, sediado na paróquia lisboeta com o mesmo nome, regressou para uma segunda edição, desta vez centrada no tema “Este livro deu um filme”.

A sessão inaugural deste ciclo aberto a leitores de todas as origens, que decorreu a 8 de novembro, foi orientada pelo cineasta Lauro António, que falou sobre um dos filmes que realizou, “Manhã submersa”.

A proposta de leituras funcionará nos mesmos termos da primeira edição, em 2017, então dedicada à temática da família: diferentes convidados orientarão encontros à roda de um livro que cada um escolheu.

«Os títulos propostos são muito diversos, representando também a diversidade de gostos de cada orientador, o que nos oferece um desafio estimulante e multifacetado, incluindo literatura portuguesa e literatura estrangeira», assinala uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O programa, mensal, prossegue a 11 de dezembro, pelas 21h00, com Ana Afonso, que comenta “A rapariga no comboio” (livro de Paula Hawkins, realizado por Tate Taylor).

“Mau tempo no canal”, de Vitorino Nemésio, é a escolha de Catarina Duff Burnay, a 11 de janeiro, às 14h30, e a 7 de fevereiro, pelas 21h00, Adriana Martins comenta “A costa dos murmúrios” (Lídia Jorge, película de Margarida Cardoso).

Jorge Fazenda Lourenço reflete a 9 de março, pelas 14h30, sobre “O delfim” (José Cardoso Pires, Fernando Lopes) e a 26 de abril, às 21h00, Maria Eduarda Colares fala sobre “Mataram a cotovia” (Harper Lee, Robert Mulligan).

“O silêncio” (Shusaku Endō, Martin Scorsese) é o livro/filme selecionado para a última sessão, a 23 de maio, pelas 21h00, com o P. Nélio Pita, responsável pela paróquia de S. Tomás de Aquino.

A paróquia «não é só lugar de culto, mas também de pensamento, debate e ensaio, fazendo da Igreja uma instituição de referência na sociedade», sublinhou o pároco no início deste ano, aquando do lançamento da primeira edição do clube de leitura.



 

SNPC
Publicado em 17.11.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos