Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Prémio Frate Sole

Equipa de Arquitetura da Pastoral da Cultura traz exposição internacional a Portugal

A equipa de arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura vai trazer a Portugal a exposição referente ao prémio atribuído pela fundação italiana "Frate Sole", que distingue a excelência em edifícios religiosos cristãos.

A mostra referente à quarta edição do prémio, que é concedido a cada quatro anos, pode ser vista entre 28 de abril e 19 de maio no Espaço Cubo da Faculdade de Arquitetura de Lisboa (Rua Sá Nogueira, Pólo Universitário do Alto da Ajuda), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Na mais recente edição do prémio (2008), a Fundação distinguiu com o primeiro lugar o convento cisterciense de Novy Dvur, na República Checa, do arquiteto inglês John Pawson. A mostra apresenta também os cinco segundos prémios, as três menções honrosas, os cinco finalistas e dois outros projetos concorrentes.

A exposição original é composta por 17 paineis, sendo acrescida em Portugal das maquetes dos três projetos situados em território nacional apresentados na mostra: a capela de São José, em Quebrantões, Gaia, de José Fernando Gonçalves; a capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário-Inácio de Loyola, no Porto, de Nuno Valentim Lopes; e a igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, de Alexandros Tombazis, com colaboração de Paula Santos.

FotoCapela da Fazenda Veneza, Valinhos, São Paulo, Brasil

A iniciativa, organizada em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, traz igualmente a Portugal o livro-catálogo “Premio Internazionale di Architettura Sacra «Frate Sole»”, com um total de 83 páginas, publicado em 2008 pela editora italiana Skira.

A par da exposição, que também vai ser apresentada no Porto, a equipa da Pastoral da Cultura, constituída pelos arquitetos João Alves da Cunha e padre João Norton, organiza duas conferências.

A primeira, dedicada às “Novas Igrejas”, realiza-se a 11 de maio, pelas 15h00, contando com a participação dos arquitetos João Luis Carrilho da Graça, autor da igreja de Santo António, em Portalegre e Bernardo Miranda, que desenhou o projeto da igreja de Nossa Senhora da Anunciada, Paio Pires.

A 18 de maio, também às 15h00, os arquitetos Paulo Providência (Convento de São Domingos, Alto dos Moinhos, Lisboa) e Helena Botelho e Filipe Mónica (projeto do Convento de S. Francisco, Beja) falam sobre “Novos Conventos”.

FotoIgreja de São João Apóstolo, Perugia, Itália

 

Prémio de Arquitetura Religiosa “Frate Sole”:

A Fundação Frate Sole foi criada com o objetivo de promover a excelência artística das igrejas, encorajando ativamente a sua construção e sensibilizando as comunidades para que as novas igrejas sejam expressão de autênticas qualidades artísticas e místicas, capazes de criar espaços onde se manifeste a presença de Deus.

Com este objetivo, criou, em 1996, o Prémio Internacional de Arquitetura Religiosa "Frate Sole", a ser atribuído, de quatro em quatro anos no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, ao arquiteto que nos dez anos anteriores tenha concebido o mais significativo edifício religioso de confissão cristã. O vencedor é galardoado com a escultura "Ciel d'Oro", da autoria do padre Constantino Ruggeri, além de receber um prémio monetário no valor de 150 mil euros.

FotoCapela de São José, Quebrantões, Vila Nova de Gaia, Portugal. Foto: Pedro Joel Costa

Até à data foram atribuídos quatro prémios pela Fundação Frate Sole. Em 1996, foi vencedor o arquiteto Tadao Ando, pelos projetos da capela do Monte Rokko, em Kobe (1985-86), capela da Água, em Tomamu (1985-88) e igreja da Luz, em lbaraki (1988-89). No ano 2000, o primeiro prémio foi entregue ao arquiteto Álvaro Siza Vieira, pela igreja de Santa Maria, em Marco de Canavezes, e quatro anos depois, ao arquiteto Richard Meier, autor da igreja de Deus-Pai de Misericórdia, em Tor Tre Teste, Roma.

 

Projetos apresentados na exposição

Primeiro Prémio
John Pawson (Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Novy Dvur, Boémia, República Checa)

Segundo Prémio, ex aequo
Paolo Zermani (Igreja de São João Apóstolo, Perugia, Itália); Peter Kunze, Stefanie Seeholzer (Capela de São Bento, Kolbermoor, Alemanha); Decio Tozzi (Capela da Fazenda Veneza, Valinhos, São Paulo, Brasil); Caterina Lamott (Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Volklingen-Ludweiler, Alemanha); Jensen & Skodvin Arkitekt (Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Tautra, Ilha de Tautra, Noruega)

FotoMosteiro cisterciense de Santa Maria de Tautra, Ilha de Tautra, Noruega

Menções honrosas
José Fernando Gonçalves (Capela de São José, Quebrantões, Vila Nova de Gaia, Portugal); Gábor Sajtos (Capela Franciscana, Kisfakos, Hungria); Studio Tamassociati (Pavilhão de oração e meditação, Cartum, Sudão)

Finalistas
Nuno Valentim Lopes, Frederico Eça (Capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola, Porto, Portugal); Ryuichi Ashizawa (Capela Setre, Kobe, Japão); Andreas Lichtblau e Susanna Wagner (Centro Paroquial, Podersdorf, Austria); Alexandros Tombazis (Igreja da Santíssima Trindade, Fátima, Portugal)

Outros concorrentes
Corinne Callies, Jean-Marie Duthilleul (Igreja de São Francisco de Molitor, Paris, França); Fernando Bravo, Sebastian Veja (Capela do Bom Pastor, La Ligua, Chile)

Cartaz

 

© SNPC | 15.04.11

Foto
Mosteiro de Novy Dvur

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página