Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ensinar, trabalho belo mas terrivelmente difícil

Ensinar, trabalho belo mas terrivelmente difícil

Imagem dolgachov/Bigstock.com

Cena comum de tensão escolar: uma interrogação, uma nota baixa, o desapontamento de um estudante que não consegue aceitar o resultado negativo da prova. Só que desta vez ele levanta-se e com uma frase perentória («Professor, vou sair»), não um pedido, deixa a sala de aula batendo com a porta.

Não posso fazer menos do que sancionar o comportamento com uma nota disciplinar no registo do rapaz. Dez minutos depois ele reentra, senta-se no seu lugar e apercebo-me de que esteve a chorar. Comunico-lhe a nota disciplinar, tornando-lhe presente a incorreção de um comportamento que julgo inaceitável.

Ele, por seu lado, reconhece-o, mas ao mesmo tempo percebo que a sua reação foi sinal de um sofrimento, de uma fragilidade. Ao intervalo falo com ele à parte. O registo na caderneta permanecerá, porque é meu dever fazer-lhe compreender o que se pode e o que não se pode fazer. Quando lhe falo da importância de controlar a emotividade, sei que lhe estou a dizer uma coisa justa, mas penso, dentro de mim, em quantas vezes nós, adultos, não sabemos controlá-la: infelizmente acontece até aos professores... Peço-lhe, no entanto, para analisar o seu comportamento.



A escola, nos últimos anos, previu institucionalmente a figura dos tutores, dos psicólogos e outras figuras de acompanhamento. Mas isso não chega. Cada professor, diante dos problemas dos seus alunos, não pode voltar as costas



Pergunto-lhe como nunca como neste ano faltou tantas vezes. Ele fala-me de si, de um certo problema de saúde, da insónia, de uma separação dos pais que o deixou profundamente desorientado. Teve um percurso escolar atormentado e por isso, aos 19 anos, está atrasado em relação aos jovens da sua idade. Aos 19 anos, noutros tempos, ter-se-ia dito que era um homem feito. E todavia o seu rosto, vermelho por causa das lágrimas, parece o de uma criança. Dou-me conta de que depois de meses de escola não conheço verdadeiramente este rapaz chegado à minha turma em setembro.

Mas não será assim talvez para todos os outros estudantes? Quanto sabemos nós, professores, da sua vida, do que se passa na sua cabeça, de que alegrias, sofrimentos, paixões, entusiasmos, medos, aspirações são atravessados? Eles são tantos, eu sou só um, e entre aluno e professor não há uma ligação direta, mas mediada pela matéria do ensino e por isso baseada na particular tipologia de relação que se instaura através do ensino.

O ofício de professor tem duas faces. De um lado o dever de formar os jovens para respeitarem algumas regras, mesmo que com o preço de uma certa rigidez. Lá fora há um mundo - pense-se no campo laboral - em que é requerida uma assinalável capacidade de adaptação, além do respeito formal das relações hierárquicas. O que sucederia se um empregado batesse provocatoriamente a porta, saindo da sala do seu chefe? Por outro lado, contudo, há a complexidade do adolescente, ou da criança, de quem aquele que ensina é chamado a tomar a seu cargo.

A escola, nos últimos anos, previu institucionalmente a figura dos tutores, dos psicólogos e outras figuras de acompanhamento. Mas isso não chega. Cada professor, diante dos problemas dos seus alunos, não pode voltar as costas. Mestres e professores caminham nesse estreito caminho entre a exigência, legítima e necessária, de disciplina e a oferta da própria disponibilidade humana. Digamo-lo claramente, no momento em que chega ao fim mais um ano escolar: ensinar é um trabalho belo, porque tem a ver com a complexidade do ser humano, mas também terrivelmente difícil.



 

Roberto Carnero
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 09.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos