“Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade” é o projeto com que o Ensemble São Tomás de Aquino, em parceria com a paróquia homónima em que nasceu (Lisboa), propõe contribuir «a para a vivência espiritual na Quaresma».
A iniciativa, que será exibida no canal do Youtube do Ensemble, começa na próxima quarta-feira de Cinzas, e repete-se todas as sextas-feiras da Quaresma, na Quinta e Sexta-feira Santas, com a apresentação, às 21h30, de «gravações inéditas de obras litúrgicas portuguesas».
«Do século XVII ao século XXI, numa aliança entre Música, Liturgia e Espiritualidade, ouvir-se-ão obras de Estêvão de Brito, Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz, José Maurício, Joaquim dos Santos, Miguel Carneiro, Fernando Lapa, Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes», refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Inspirado no Salmo 92 - «é bom anunciar pela manhã os teus louvores,/ e pela noite, a tua fidelidade,/ ao som da lira e da cítara/ e com as melodias da harpa» -, o nome dado ao projeto ecoa as múltiplas referências ao canto e aos instrumentos musicais que se associam, na Bíblia, desde logo no Saltério, à revelação de Deus e ao seu acolhimento pela comunidade de fé.
Criado em setembro de 2015, o Ensemble São Tomás de Aquino, dirigido pelo maestro João Andrade Nunes, é um grupo de composição variável formado por jovens músicos profissionais, que em novembro lançou o seu primeiro projeto discográfico, intitulado “Vimos do mar e da montanha”.
D.R.