Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Em Walter Osswald «fé cristã e ciência não se estorvam mas potenciam-se»

Imagem Walter Osswald | D.R.

Em Walter Osswald «fé cristã e ciência não se estorvam mas potenciam-se»

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais entregou hoje a Walter Osswald, o professor jubilado de Medicina e especialista em Bioética, o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes.

Na sessão de entrega do galardão, atribuído pela Igreja católica em Portugal a personalidades ou obras que refletem o humanismo e a experiência cristã, D. Pio Alves frisou que «ao contrário do injustificado temor de alguns», em Walter Osswald «fé cristã e ciência não se estorvam mas potenciam-se».

Para o bispo auxiliar do Porto, o premiado «teve sempre lucidez para superar clichês, sobrepor-se a ondas de opinião e procurar e servir a verdade das pessoas e das coisas. Serviu e serve a Vida no desenvolvimento da ciência (técnica e especulativa) com rosto humano».

«Sentimo-nos honrados em poder somar este Prémio aos variados reconhecimentos públicos dos méritos do Senhor Professor Walter Osswald. E é com muito alegria que o associamos à já longa lista de personalidades, dos variados âmbitos da Cultura, que, ao longo dos anos, foram justamente homenageados com este galardão», declarou D. Pio Alves.

O Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é composto pela escultura "Árvore da Vida", criada por Alberto Carneiro, e pelo valor de 2 500 euros, patrocinado pelo grupo Renascença Comunicação Multimédia.

 

Entrega do Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes a Walter Osswald: texto integral de D. Pio Alves
12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura
Fátima, 4.6.2016

Tenho muito gosto em presidir ao ato de entrega do Prémio Árvore da Vida / Padre Manuel Antunes ao Senhor Professor Walter Osswald.

Não vou repetir as razões que levaram o Júri do Prémio a chegar a esta feliz conclusão.

Há já muitos anos que conheci e me habituei a admirar a serena capacidade de séria intervenção do Professor Walter Osswald no espaço público: um Homem, um Homem de Ciência, um Homem de fé cristã.

Ao contrário do injustificado temor de alguns, no Professor Walter, fé cristã e ciência não se estorvam mas potenciam-se. E, por isso, teve sempre lucidez para superar clichês, sobrepor-se a ondas de opinião e procurar e servir a verdade das pessoas e das coisas. Serviu e serve a Vida no desenvolvimento da ciência (técnica e especulativa) com rosto humano.

Sentimo-nos honrados em poder somar este Prémio aos variados reconhecimentos públicos dos méritos do Senhor Professor Walter Osswald. E é com muito alegria que o associamos à já longa lista de personalidades, dos variados âmbitos da Cultura, que, ao longo dos anos, foram justamente homenageados com este galardão.

Na pessoa do Reverendo Padre Américo Aguiar, agradeço ao Grupo Renascença Comunicação Multimédia a sua associação a este Prémio.

 

Redação: Rui Jorge Martins
Publicado em 04.06.2016

 

 
Imagem Walter Osswald | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos