Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Em memória de Vasco Graça Moura: Um poeta é alguém que ensina a ver

Todas as partes da Divina Comédia de Dante, esse texto maior do património ocidental que, de forma absolutamente inspirada, Vasco Graça Moura verteu para a nossa língua, terminam da mesma maneira. Cada secção do inesquecível tríptico (seja o Inferno, o Purgatório ou o Paraíso) culmina com uma abertura para o grande mistério do cosmos. Depois da peregrinação pelos infundos infelizes, o poeta escreve: «E, por fim saímos, voltando a ver as estrelas». A concluir a viagem reparadora pelo purgatório surgem os versos: «Eu regressei…/puro e disposto a  elevar-me às estrelas». E no cimo do paraíso, sela-se a viagem com palavras que tornam a evocar as estrelas, mas acrescentando-se agora uma referência ao astro-rei. Instala-se assim uma progressividade que joga no sentido da intensificação do motivo que subjaz a toda a itinerância descrita na Divina Comédia: esse motivo é o amor. Se tivéssemos de explicar o que é que Dante nos ensina a contemplar não teríamos dúvidas: oferece-nos o amor, chave para a grande pergunta que somos, «o amor que move o sol e as outras estrelas».

O que é um poeta na terra? É alguém que ensina a ver. Alguém que não se conforma que o olhar dos homens fique capturado pelo breu, pela desesperança ou pelo medo. É alguém que nos infernos e purgatórios da história rasga saídas criativas, fendas para olhar mais longe, miradouros debruçados sobre um futuro outro, capaz de estilhaçar a fatalidade. Claro que a matéria de trabalho de um poeta é a palavra. Mas a palavra não é só palavra: é sede, é desejo de comunicar, é mergulho na realidade para a compreender melhor, é a sabedoria de perceber que o visível é também um signo do invisível e que não se pode separar o audível do inaudível, a palavra do silêncio.

Temos muito a agradecer a Vasco Graça Moura: a vastíssima erudição que ele sabia ativar e colocar ao serviço; o prodigioso artesanato verbal que fez dele um grande poeta e um tradutor de vulto; a paixão civil e europeia que ele tomou como causa e combate; a defesa da cultura e da língua, irremovíveis laboratórios do nosso comum viver. Mas temos de agradecer sobretudo a Vasco Graça Moura ele ser um mestre inspirador, precisamente neste tempo em que parece que vivemos com menos alma e que os mestres escasseiam.

 

O poeta e escritor português Vasco Graça Moura morreu este domingo, 27 de abril, aos 72 anos. O funeral, que se realiza terça-feira, começa na basílica da Estrela, em Lisboa, com uma missa presidida pelo P. José Tolentino Mendonça.

 

José Tolentino Mendonça
© SNPC | 29.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoVasco Graça Moura
Foto: Sol

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página