Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cardeal-patriarca

É possível ser «um grande cientista e um grande crente» mas a fé não se prova em laboratório

O cardeal-patriarca afirmou esta quinta-feira que «uma pessoa pode ser um grande cientista e um grande crente», tendo sublinhado que ciência e fé completam-se mas são distintos.

No debate “Fé e Ciência: o diálogo é possível?”, realizado em Lisboa, D. José Policarpo sublinhou que as duas dimensões «são horizontes da existência humana completamente complementares, mas muito diferentes», refere o site da Renascença.

«Há verificações que não se podem fazer nos laboratórios. O impacto de uma experiência religiosa de contacto com Deus não se pode fazer nos laboratórios e não se pode negar», declarou no encontro que teve lugar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

«É uma página grandiosa da história da humanidade das diversas religiões a grandeza das experiências místicas o contacto do ser humano com o transcendente, mas isso não dá para laboratório», acrescentou.

Se o cientista «tiver uma abertura humana à beleza e à felicidade total que não se esgota na verdade de um laboratório ou de uma equação matemática, ele pode equacionar as duas coisas», disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD. José Policarpo

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página