Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pintura

Domingos Sequeira: evocação nos 175 anos da morte

Domingos António do Espírito Santo nasce a 10 de março de 1768 em Lisboa. Em 1782 revela os primeiros desenhos assinados com o apelido Sequeira, que havia tomado do padrinho de batismo, o tendeiro Domingos de Sequeira Chaves.

Em 1784 e 1786 ganha o primeiro prémio do concurso anual da Aula Pública de Desenho, onde se tinha matriculado em 1781.

No ano de 1788 parte para Roma como pensionista real e em 1795 regressa a Lisboa, sendo recompensado pelo príncipe regente com uma pensão vitalícia.

Dá entrada na Cartuxa de Laveiras, próximo de Lisboa, em 1798 ou no ano seguinte, ali permanecendo até 1800-1801. Durante esse período pintou cinco obras dedicadas a S. Bruno, fundador da Ordem Cartusiana.

ImagemAdoração dos magos

É nomeado Primeiro Pintor de Câmara e Corte em 1802, ficando encarregado da direção das obras de pintura do Palácio da Ajuda, e no ano seguinte é nomeado mestre de desenho e pintura da princesa D. Maria Teresa e da sua mãe, D. Carlota Joaquina.

Em 1806 sucede a Vieira Portuense como diretor e lente da Aula de Debuxo e Desenho no Porto, cidade onde se encontra aquando da primeira invasão francesa.

ImagemS. Bruno em oração

No ano de 1808 pinta a alegoria “Junot protegendo a cidade de Lisboa” e dá-se com personalidades francesas, sendo preso em dezembro, após a retirada das tropas napoleónicas, sob a acusação de ter colaborado com os invasores.

Sai em liberdade da cadeia do Limoeiro em 1809 e casa-se com Mariana Benedita Viotória Verde. No ano de 1812 nasce a sua filha e começa a conceber a baixela destinada ao duque de Wellington, que fica concluída em 1816.

Em 1814 nasce o segundo filho mas o parto causa a morte da mãe. A criança viria a morrer com três anos.

ImagemCoroação da Virgem

Exila-se em Paris com a filha no ano de 1823, na sequência da “Vilafrancada”, e três anos depois instala-se em Roma. Em 1827 a filha casa-se e durante esse verão, em Castel Gandolfo, pinta a “Descida da Cruz”, dando início a uma série de quadros sobre a vida de Cristo e temas dos Evangelhos, que realizará nos anos seguintes.

É nomeado comendador da Ordem de Cristo e diretor honorário da Academia de Belas-Artes de Lisboa em 1837. Morre em Roma a 7 de março desse ano. Está sepultado na Igreja de Santo António dos Portugueses, na capital italiana.

ImagemDescida da Cruz

 

ImagemAscensão de Cristo

 

Hugo Xavier
In Domingos Sequeira, ed. Quidnovi
© SNPC | 07.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Domingos Sequeira

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.