Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

D. Tolentino Mendonça revela segredos e preciosidades da Biblioteca e Arquivo Secreto do Vaticano

O arcebispo José Tolentino Mendonça, responsável pela Biblioteca e Arquivo Secreto do Vaticano, vai falar sobre os segredos, curiosidades e preciosidades de ambas as instituições, numa conferência que decorre a 16 de maio, em Lisboa.

A iniciativa, com entrada livre, realiza-se às 18h30 na capela do Rato - em vez do auditório do Colégio S. João de Brito, como inicialmente foi anunciado pela organização -, e conclui o curso “Filosofia, Literatura, Espiritualidade”..

No dia seguinte, o prelado participa na celebração dos 50 anos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, de que foi aluno, professor e diretor, proferindo a conferência “Sobre o estudo como meio de cultivar o Amor a Deus”, iniciativa sujeita a inscrições, que já terminaram.

Para o poeta e biblista, tanto a biblioteca como o arquivo guardam «tesouros que são luzes para a memória da Igreja, do cristianismo e da humanidade», nos quais se perceciona «a beleza da história humana».

«Muitas vezes tornamo-nos algo pessimistas em relação à humanidade, mas ao visitar estes lugares compreendemos o que é o homem, o que é um crente, o que é a história da Igreja, porque há uma procura do absoluto, da verdade, há uma bondade e um sopro de beleza que verdadeiramente nos salva», observou, dois meses depois de ter tomado posse, a 1 de setembro.

D. Tolentino Mendonça, que sábado e domingo orientou o retiro espiritual dos bispos do Brasil, regressa a 18 de maio à capela do Rato, de que foi responsável, para participar no arranque do primeiro congresso internacional em Portugal sobre a judia Etty Hillesum, a partir das 18h00.

O poeta e biblista vai apresentar o livro “Nos passos de Etty Hillesum”, com imagens do fotógrafo Filipe Condado (editora Sistema Solar-Documenta), projeto nascido no seguimento de uma peregrinação à Holanda, coordenada por Tolentino Mendonça, para conhecer a vida da jovem judia.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Vatican News
Publicado em 05.05.2019 | Atualizado em 07.05.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos