Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Debate e visitas guiadas ao Museu do Oriente acompanham exibição do filme "Silêncio"

Debate e visitas guiadas ao Museu do Oriente acompanham exibição do filme "Silêncio"

Imagem "Silêncio" | Martin Scorsese | D.R.

A exibição em Portugal do filme "Silêncio", do realizador norte-americano Martin Scorsese, baseado no romance homónimo de Shusaku Endō sobre a missionação portuguesa no Japão do século XVII, é o pretexto para um conjunto de iniciativas do Museu Oriente, em Lisboa.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Companhia de Jesus (Jesuítas), congregação a que pertenciam os protagonistas do enredo, e da NOS Audivisuais, responsável pela distribuição do filme, começa a 11 de janeiro com a conferência-debate "Portugal e o Japão: história de um sucesso mal sucedido".

O encontro marcado para as 18h00, no museu da Fundação Oriente, com entrada gratuita e sujeito a inscrição, conta com as intervenções do responsável máximo dos Jesuítas em Portugal, padre José Frazão, do historiador João Paulo Costa e da jornalista Clara Ferreira Alves, com moderação do jornalista Joaquim Franco.

O programa é também composto por três visitas guiadas à exposição "Presença portuguesa na Ásia", em que «peças selecionadas servirão de ponto de partida para explorar diferentes perspectivas da história do relacionamento Portugal-Japão e o seu legado», lê-se na página da instituição.

“Xavier - o começo da Missão do Japão”, percurso orientado pelo padre António Júlio Trigueiros, está agendado para 14 de janeiro, seguindo-se, no dia 21, “Presenças jesuítas na coleção do Museu do Oriente”, com Joana Belard da Fonseca, do Museu do Oriente.   

As visitas guiadas, marcadas para as 16h00 e com entrada gratuita - mediante levantamento do bilhete no dia da visita e no máximo de dois por pessoa -, concluem-se a 28 de janeiro, com o tema "O cristianismo no Oriente", pelo historiador João Paulo Oliveira e Costa.

"Silêncio", que estreia em Portugal a 19 de janeiro, centra-se em dois padres que viajam até ao Japão na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira, que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas deparam-se com um regime que pretende banir o catolicismo e persegue os crentes até à morte.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.01.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos