Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Debate convoca olhar cristão para a política e cultura

“Uma perspetiva política e uma perspetiva cultural” é o tema do terceiro encontro do ciclo “Desamordaçar o futuro – A voz dos cristãos no mundo contemporâneo”, organizado pelo Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto.

O debate, que decorre a 19 de janeiro, em Penafiel, conta com as intervenções de Alberto Santos (gestor, advogado, escritor) e Diogo Lourenço (professor da Faculdade de Economia do Porto).

«Deixamos, cada vez mais, que a política seja capturada pela economia e pelos administradores do medo, a nova face da generalidade dos dirigentes políticos. E os cristãos portugueses nada têm a dizer?», foi um dos desafios lançados pela Pastoral da Cultura da diocese do Porto aquando do lançamento do projeto.

Os cristãos «ficam sentados em casa, no sofá, como quase todos, a embrutecer com um entretenimento mediático sem qualidade, sem despender qualquer esforço para o dotar de espessura cultural?».

«E os pobres e excluídos, que continuam a crescer, não nos convocam? Não os escutamos? E a cruz de Cristo, também deixou de ter sentido, neste presente desorientado e neste futuro a quem parece terem extraído o útero da esperança?»: interpelações colocadas no início do projeto e que podem ser exploradas na próxima sessão.

A iniciativa estreou-se a 26 de junho, em Santa Maria da Feira, com Diogo Lourenço (Universidade do Porto – Faculdade de Economia) e Nuno Higino (Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais).

O programa prosseguiu a 10 de novembro, no Porto, com as participações  dos professores universitários Manuela Silva, P. Anselmo Borges, André Barata e José Rui Teixeira.

A sessão do dia 19, que será moderada por Henrique M. Pereira (Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura), realiza-se às 21h00, no auditório do Museu Municipal. As inscrições são obrigatórias, através do endereço eletrónico sdpcultura.porto@gmail.com.



 

SNPC
Imagem: Câmara Municipal de Penafiel
Publicado em 13.01.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos