Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Dalila Pereira da Costa: uma mística no meio dos supermercados

Conheci agora um pouco melhor Dalila Pereira da Costa [1918-2012], com a publicação e apresentação pública do livro de Joaquim da Silva Teixeira, «A experiência mística na obra de Dalila Pereira da Costa», editado pela Cosmorama Edições.

(…) Conheci Dalila na sua casa da 5 de Outubro, uma mulher quase invisível, pequena e luminosa. Mas agora pude reconhecê-la, esse gesto bem mais humano do que simplesmente conhecer.

Uma mística no meio dos supermercados! Uma discretíssima luz na noite, uma presença da graça.

Diz ela, no seu “A força do mundo”, sobre as suas experiências místicas:

«O que vejo, é que tudo depende desta força, a graça. É ela que tudo dá e mesmo que tudo condiciona, tudo permite. Age como força que vai penetrando, ultrapassando todas as nossas camadas, anulando-as, até chegar àquela primeira, o nosso último ponto, o mais interior [...]. Ela é uma força e nos seus primeiros instantes como um fogo que vem desapossar-nos, libertar-nos do nosso ser terrestre, realizando essa morte na vida. Por ela é uma força de identidade. Anula em nós tudo o que em nós é diferente, outro que Ele. Para que seja possível a identificação última, a iluminação, que é uma divinização. Deus é sempre o nosso fim e o caminho para Ele mesmo. Unicamente por Ele se chega a Ele.»

Segundo S. João da Cruz, a mística é «sabedoria de Deus, secreta e oculta», sempre difícil de pronunciar e de comunicar. Mas Dalila Pereira da Costa esforçou-se e agigantou-se nesse esforço de comunicar a sua relação íntima com Deus. Para nosso maior bem e para glória de Deus.

Vale a pena ler este livro neste tempo preenchido quase por completo por cifrões, equipamentos, estatísticas e consumos. E já agora, um ou outro de Dalila, que escreveu cerca de quarenta pequenos volumes. A biblioteca da Universidade Católica-Porto tem os seus livros, que podem ser requisitados.

 

Joaquim Azevedo
Diretor do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto
In Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura
09.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

A experiência
mística na obra de
Dalila Pereira da Costa

Autor
Joaquim da Silva Teixeira

Editora
Cosmorama

Ano
2013

Páginas
256

Preço
17,00 €

ISBN
978-989-8029-53-9

Encomendas
cosmorama@porto.ucp.pt

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página