Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Episcopado

D. Pio Alves é o novo responsável pela Pastoral da Cultura da Igreja Católica

D. Pio Alves de Sousa, um dos bispos auxiliares do Porto, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, departamento que coordena o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O novo responsável, que sucede a D. Manuel Clemente, bispo do Porto, foi hoje votado para o cargo de três anos durante a assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que começou segunda-feira em Fátima.

D. Pio Alves, de 66 anos, nasceu a 20 de abril de 1945 em Lanheses, Viana do Castelo, tendo sido ordenado padre em 15 de agosto de 1968 e bispo em 10 de abril deste ano.

Cónego da catedral bracarense, o prelado tem um percurso marcado pelo trabalho académico, nomeadamente na Universidade de Navarra, onde se doutorou em Teologia Patrística em 1971 e, entre 1972 e 1983, lecionou disciplinas teológicas nas Faculdades de Teologia, Farmácia, Ciências Biológicas e Filosofia e Letras.

Tendo regressado a Braga em 1983, foi professor no Instituto Superior de Teologia (Seminário Conciliar de Braga) e, com a incorporação deste Instituto na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, passou a integrar o quadro docente desta Faculdade, da qual foi diretor adjunto (Núcleo de Braga).

Na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor catedrático desde 2003, Pio Alves de Sousa foi vice-reitor, entre 1994 e 2000, e presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional de Braga (2007-2009).

Para além do trabalho académico, com investigação e publicação bibliográfica sobre a vida das comunidades cristãs nos primeiros séculos do cristianismo, Pio Alves de Sousa liderou o trabalho de conservação e restauro do património da Sé de Braga, onde dirigiu o Arquivo, a Biblioteca e o Tesouro-Museu.

Os bispos que vão ocupar o cargo de vogais da Comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais poderão ser escolhidos até quinta-feira, dia em que termina a assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

 

Rui Jorge Martins / Paulo Rocha, Octávio Carmo (Agência Ecclesia)
© SNPC | 08.11.11

D. Pio Alves

 

Ligações e contactos
Percurso de D. Pio Alves
Endereço eletrónico de D. Pio Alves: dompioalves(a)diocese-porto.pt

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.