Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

D. João Lavrador é o novo responsável pela Cultura e D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal

D. João Lavrador é o novo responsável pela Cultura e D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal

Imagem D. João Lavrador, D. Pio Alves | rjm

O bispo de Angra, D. João Lavrador, foi hoje eleito pela Conferência Episcopal Portuguesa, da Igreja católica, para presidir à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, anunciou a agência Ecclesia.

Das eleições que se realizaram durante a assembleia plenária do episcopado, que decorre até quinta-feira em Fátima, resultou também a continuidade do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, à frente da Conferência Episcopal, naquele que será o seu segundo mandato de três anos.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi igualmente reeleito como vice-presidente para o triénio 2017-2020.

O Conselho Permanente, organismo que reúne mensalmente e que conta, por inerência, com o presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, passa a ser composta pelos vogais D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, D. José Ornelas, bispo de Setúbal, D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

Cinco das sete comissões episcopais passam a ter novos presidentes, contando com a eleição de D. João Lavrador: Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro; Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto; Laicado e Família, D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa; Vocações e Ministérios, D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança, são as comissões que mantém os presidentes relativamente ao triénio anterior.

D. João Lavrador, que já integrava, como vogal, a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, sucede a dois mandatos de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.

João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de fevereiro de 1956, há 61 anos, em Seixo de Mira, concelho de Mira, diocese de Coimbra, ao serviço da qual foi ordenado padre, em 1981, com 25 anos.

O papa emérito Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar do Porto a 7 de maio de 2008, com 52 anos, e a 29 de junho do mesmo ano recebeu a ordenação episcopal, em Coimbra.

A 29 de junho de 2015 o papa Francisco nomeou-o bispo coadjutor da diocese de Angra. No dia 15 de março de 2016, aos 60 anos, tornou-se bispo da diocese açoriana, sucedendo a D. António Sousa Braga.

Enquanto vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador tem presidido ao júri do prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído anualmente pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em nome da Igreja católica em Portugal, para destacar um percurso ou obra que refletem o humanismo e a experiência cristã.



 

SNPC
Fontes: Agência Ecclesia, Agência Ecclesia
Publicado em 26.04.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos