Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese do Algarve

D. Jerónimo Osório, último bispo de Silves, vai ser recordado em conferência

A vida e obra de D. Jerónimo Osório, bispo de Silves no séc. XVI, vão ser apresentadas na sé da cidade algarvia a 30 de março por Nair Castro Soares, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A iniciativa integra-se no programa que assinala os 435 anos da mudança do bispado de Silves para Faro, que em 1577 voltou a ser sede episcopal.

D. Jerónimo Osório nasceu em Lisboa em 1506, e faleceu em Tavira a 20 de agosto de 1580, tendo-se notabilizado como um dos mais importantes humanistas e teólogos portugueses de sempre e um dos mais reputados da sua época. 

Amigo de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, terá sido por sua influência que D. João III chamaria esta congregação para Portugal.

A sua posição e prestígio na corte permitiram-lhe ser professor de D. António, Prior do Crato e conselheiro do rei D. Sebastião. 

Foi designado bispo de Silves em junho de 1564, por escolha do papa Pio IV.

«Ajudava bastante os lavradores e criou celeiros em Silves, onde se guardavam grandes quantidades de trigo, para que os lavradores o adquirissem por preços módicos, quando deles necessitassem para as sementeiras», refere uma nota da Diocese do Algarve citada pelo Diário Online.

A conferência está marcada para as 21h00 e no dia seguinte, 31 de março, à mesma hora, a Banda Filarmónica Silvense atua na catedral de Silves.

O programa tem o apoio da direção regional de Cultura do Algarve, da Rota das Catedrais, da Câmara Municipal de Silves e da FNAC. 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Sé de Silves

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.