Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso pela internet aprofunda relação da Eucaristia com culto, cultura e arte

«Pela sua capacidade de dizer o indizível e de nos elevar o espírito, a arte mostra-se capaz de materializar a experiência religiosa, sem deixar de nos remeter para o transcendente. Por isso, os vínculos entre a arte e a experiência religiosa são um manancial sempre por explorar.»

Este é o ponto de partida da formação “Eucaristia: culto, cultura e arte”, que durante quinze sessões, pela internet, procura aprofundar e alargar os horizontes da fé, com a orientação do diretor do Departamento do Património Cultural da diocese de Leiria-Fátima e do Museu e Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

Na iniciativa, organizada pelo Centro de Cultura e Formação Cristã da diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte começará por introduzir as «fontes literárias sobre a Eucaristia em ordem à sua representação», seguindo-se «as visões da Eucaristia ao longo do cristianismo (breve excurso a partir dos grandes marcos históricos relativos ao culto eucarístico)».

A terceira parte do programa centra-se nos «símbolos eucarísticos: sínteses visuais de um tema maior», antecedendo «as prefigurações da Eucaristia e a representação tipo-antítipo» e os «ciclos eucarísticos: intertextualidades das narrativas visuais das ceias veterotestamentárias, neotestamentárias e da História da Igreja».

Os encontros prosseguem com a apresentação da «iconografia da Última Ceia: as diferentes cenas dentro do tema (lava-pés, diálogo com os Apóstolos, oração de bênção, traição de Judas, apresentação das espécies eucarísticas, alimentação-comunhão)».

«A Última Ceia ou a Primeira Eucaristia: da ceia da páscoa judaica à ceia da missa cristã» e «o lugar da eucaristia: o espaço celebrativo e a consequente leitura sobre a Igreja que nele celebra» constituem os pontos seguintes do itinerário formativo.

O curso termina com «os artefactos artísticos que servem a celebração: as formas das alfaias e os modos e significados do seu uso» e «as manifestações artísticas, cultuais e culturais do triunfo da Eucaristia: o sacrário, o trono, a procissão do Corpus Christi».

As sessões, que começam a 11 de fevereiro, realizam-se semanalmente, das 21h00 às 22h30, terminando a 27 de maio.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 01.02.2021

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos