Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Fátima e a arte”: Santuário propõe curso sobre iconografia, cidade e museologia

«Identificar implicações transversais do património artístico de Fátima» e «estudar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos das manifestações artísticas e patrimoniais de Fátima» são dois dos objetivos do curso “Fátima e a arte. O santuário, a iconografia, a cidade e a museologia”, que decorre de 8 a 10 de julho.

O programa da edição de 2020 deste 5.º Curso de Verão procura «analisar as construções físicas que, através das diferentes estéticas, materializam o Santuário de Fátima e ainda toda a iconografia que em Fátima e de Fátima nasce e se difunde por todo o mundo».

«A inserção e ligação do Santuário de Fátima à malha urbana de uma cidade que nasce a partir de 1917 e, bem assim, as formas que a Museologia encontrou para abordar a temática de Fátima são especial objeto de análise», destaca o texto de introdução da iniciativa.

Durante os três dias, Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, vai igualmente falar sobre «os objetos religiosos típicos do lugar e que reclamam dos investigadores análise atenta e descomprometida em ordem à sua apreciação enquanto artefactos culturais».

A formação, prevista para o Centro Pastoral de Paulo VI, visa «conhecer as fontes históricas para a interpretação da arte e património relacionados com Fátima», «analisar as principais linhas artísticas e urbanísticas do Santuário de Fátima», «interpretar a iconografia específica de Fátima» e «apresentar as principais abordagens museológicas ao fenómeno de Fátima».

“A arquitetura como arte primeira: da construção à sacralização de uma capela” e “Fátima, lugar de novidade artística I: a criação e a difusão da imagem de Nossa Senhora de Fátima” constituem os temas a desenvolver na manhã do primeiro dia.

A tarde termina com a visita de estudo ao presbitério do recinto de oração, sendo antecedida de conferências sobre “a criação e a difusão da imagem do Anjo de Fátima” e “a criação e a difusão da imagem dos Pastorinhos Videntes”.

As três primeiras sessões de 9 de julho centram-se na “construção artística do Santuário de Fátima”: “A estética de Oitocentos (a Basílica de Nossa Senhora do Rosário)”, “a estética de Novecentos (o recinto, as colunatas e as construções modernas)” e “a estética do século XXI (a Basílica da Santíssima Trindade e o presbitério do Recinto de oração)”.

O dia termina com a palestra sobre “Lugares artísticos fora do Santuário de Fátima: conventos, mosteiros e casas religiosas (arte privada, arte pública e urbanismo)”, seguida de visita de estudo à exposição temporária.

“Fátima e os objetos religiosos: incompatibilidade artística? Para uma história das ‘lembranças de Fátima’”, “O Museu do Santuário de Fátima I: as exposições permanentes”, “O Museu do Santuário de Fátima II: as exposições temporárias” e “Núcleos museológicos sobre Fátima fora do Santuário da Cova da Iria” é o programa do ultimo dia.

Durante o curso, os participantes poderão visitar os seguintes espaços museológicos: Casa-Museu de Aljustrel, Casa de Francisco e Jacinta Marto, Casa de Lúcia de Jesus, Lugar das aparições do Anjo e lugar da aparição mariana de agosto, Exposição permanente do Museu do Santuário de Fátima: “Fátima Luz e Paz”, Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, Casa das Candeias. Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto e Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima. Núcleo Museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A frequência desta formação custa 10 € (5 € para voluntários do Santuário de Fátima). As inscrições estão limitadas a 50 lugares, de modo a ser garantido o cumprimento das diretrizes relativas à saúde pública, em contexto de pandemia.






 

Rui Jorge Martins
Imagem: StockPhotosArt/Bigstock.com
Publicado em 07.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos