Formação
Curso de Espiritualidade da Universidade Católica quer robustecer «poço de interioridade» dos cristãos
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa inicia em fevereiro a 5.ª edição do Curso de Espiritualidade Cristã, com sessões em Lisboa que decorrem até dezembro aos sábados de manhã.
«O teólogo alemão Karl Rahner (1904-1984) dizia que o cristão de hoje e do futuro ou é místico ou não consegue ser cristão. Vivemos, de facto, num contexto cultural em que a fé cristã tende a evaporar-se e enfrenta mesmo contestação. Já não podemos estar à espera de apoios exteriores que façam tudo por nós, para nos manter no caminho da fé», sublinha o coordenador do curso em texto enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Para o padre Domingos Terra, professor de Teologia Espiritual na Faculdade de Teologia, «cada cristão tem que se responsabilizar por aprofundar as razões do seu crer. Deve robustecer o ‘poço da interioridade’, tanto vivencial como intelectualmente. Trata-se de cultivar a experiência da relação com Deus – frescura espiritual – e, ao mesmo tempo, refletir sobre essa experiência – aprofundamento intelectual».
«Convém saber mais sobre os modos como Deus se propõe à liberdade humana para, juntamente com ela, construir caminho, vida e história. "Saber mais" significa estudar, discutir e mesmo meditar. É isto que o nosso Curso de Espiritualidade Cristã pretende suscitar», acentua.
O curso compõe-se de dois semestres, separados pelas férias de verão. O período entre 16 de fevereiro e 1 de junho começa com uma introdução à espiritualidade cristã, seguindo-se a visita às grandes correntes com que enriqueceu a vida da Igreja ao longo da sua história.
No segundo semestre abordam-se diversas matérias dessa espiritualidade: umas são objeto de reflexão sistemática, enquanto outras são vistas no âmbito da vivência concreta».
As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
24.01.13







