A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Crónica visual do Advento e Natal (1): Marc Chagall e o profeta Isaías

O anjo cor de fogo abraça-o. A sua grande mão direita acaricia a barba do profeta, e as suas grandes asas estão estendidas pelo vento. A sua veste é ampla e feminina, com abundantes pregas desenroladas. Parece dominar a composição, sem dúvida porque o artista nunca figurou diretamente Deus, em respeito à tradição judaica. É precisamente sob esta forma de anjo que ele representa indiretamente a presença divina.

Isaías, respeitoso, inclina-se e flete o joelho. O seu rosto meditativo, luminoso, dominado pelo verde - cor da esperança? - parece mergulhado numa profunda meditação. Entre as convenções da linguagem corporal, a barba longa significa a velhice e a sabedoria. Ela é frequentemente usada pelos ilustradores medievais. Chagall utiliza-a aqui como o sinal essencial que distingue o profeta-sábio.

Outra convenção, a do pergaminho desenrolado, está igualmente presente. As palavras divinas que lhe são inspiradas pelo anjo estão já escritas, cobertas pela sua grande mão aberta.

Através desta composição, Chagall relata-nos os acontecimentos da História da Salvação. A Bíblia, para ele, era poesia pura que «canta a tragédia humana»: «Para mim, pintar a Bíblia é como um ramo de flores. A Bíblia para mim é poesia totalmente pura, uma tragédia humana. Os profetas inspiram-me, Jeremias, Isaías... é a poesia comprometida. (...) Eu não proclamo o drama da vida. Não dramatizo, mesmo quando a morte está presente num quadro. É trágico por natureza, é assim, simplesmente» (Chagall em entrevista a Ambroise Vollard).

A crucificação é aqui evocada atrás da cena principal, à esquerda. De facto, é pela sua morte e ressurreição que Cristo, em Jerusalém, realiza a profecia de Isaías, diante de uma «multidão de povos», reunidos mais abaixo: «Todas as nações irão ao seu encontro, muitos povos se colocarão a caminho, e dirão: "Vinde, subamos à montanha do Senhor, ao templo do Deus de Jacob"».

Este templo passa a ser o seu corpo. E ele está em relação com outra profecia, diretamente ligada ao anúncio do nascimento do Salvador: a mãe, no esplêndido halo azulado do seu manto, trazendo o seu filho, em baixo, à direita, no enfiamento da diagonal que parte da crucificação, serve de elemento que liga estas duas partes.

É verdade que a doçura da maternidade anuncia a violência da cruz, mas sobretudo o amor infinito que nos é dado: «Por isso o Senhor, por sua conta e risco,vos dará um sinal. Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel» (Is 7,14). Esta doçura participa, aliás, no ambiente tranquilo da parte direita do quadro.

Em Chagall, os animais ocupam sempre um lugar importante, comparável ao dos homens. Nas suas ilustrações da Bíblia, os animais são muitas vezes representados com tanta importância como os humanos. Segundo Mircea Eliade, em Chagall «a amizade entre o homem e o mundo animal é um sintoma paradisíaco».

Para ele, o mundo ideal é pintado como um lugar onde o homem, o animal e o anjo vivem juntos em paz, sob o olhar de Deus. Chagall exprimiu esta procura da harmonia entre o homem e a natureza, este desejo de paz sobre a Terra. Aqui, ele ilustra perfeitamente a palavra do livro de Isaías: «A justiça será o cinto dos seus rins,e a lealdade circundará os seus flancos. Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. (...) Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte» (Isaías 11, 5-9).

Fiel ao texto que fala da reconciliação das criaturas sob o reino da justiça divina, o artista representa sobre a parte direita da tela as bestas ferozes, os animais domésticos e o ser humano, felizes por estarem juntos, sob a vigilância de um anjo vestido de branco.

A paisagem, ainda que seja representada no contexto do Antigo Testamento, não procura evocar apenas o passado, a época bíblica. Para Chagall, trata-se da paisagem do presente e também do futuro, isto é, a paisagem que ele vê diante dos seus olhos e que quer mostrar ao mundo.

É alguma coisa de imutável que ele se esforçou por conceber neste quadro, de tal maneira que ele continua tocante e acessível em todos os tempos. O facto de o artista não precisar claramente nem de espaço nem de tempo, permite à mensagem das suas ilustrações ser universal e intemporal, como a mensagem de Isaías convida cada um de nós, no seu dia a dia, a acolher a vinda do Deus salvador e o advento da paz total, «quando as espadas se converterem em relhas de arado e as lanças em foices».

O próprio Chagall exprimiu o seu distanciamento da procura pela verdade do mundo bíblico: «Através da sabedoria da Bíblia, vejo os acontecimentos da vida e as obras de arte. Uma verdadeira grande obra é atravessada pelo seu espírito e harmonia. (...) Como na minha vida interior o espírito e o mundo da Bíblia ocupam um lugar importante, tentei exprimi-lo. É essencial representar os elementos do mundo que não são visíveis, e não reproduzir a natureza em todos os seus aspetos».

Como acontece muitas vezes na última parte da obra de Chagall, esta tela, entre o calor e do turbilhão da paleta avermelhada, respira a paz, com duas personagens principais que estendem as suas formas generosas, no meio da doçura de outros motivos.

É também um estado de espírito particular que somos chamados a partilhar. A figura do crucificado está presente, mas num plano secundário. O artista olha agora do outro lado, do lado da vida. A sua pintura testemunha a luz da mensagem da Bíblia, que é a herança comum entre judaísmo e cristianismo.

Deixemos Chagall concluir a nossa primeira etapa deste tempo do Advento:

«A arte, sem o amor, (...) abriria a porta errada. (...) Não pode haver nenhuma mensagem plástica, ou qualquer outra mensagem, seja qual for, sem valores humanitários, ou sem o que nós muitas vezes chamamos o "Amor-Cor". Fora disso não há qualquer valor. (...) Esta bondade e este Amor de que falo são, segundo o meu próprio vocabulário, a cor, a luz. (...) Mas o que é mais importante é o sangue, e o sangue é, para o artista, a cor. (...) Perguntam-me com frequência o que é que entendo pela cor e a sua química. A mesma coisa pode ser dita para a música: «A profundidade da cor atravessa os olhos e fica na alma, da mesma maneira que a música entra nos ouvidos e fica na alma." (...) Agora sinto a presença de uma cor, que é a cor do amor. (...) Mas se ler a Bíblia e os Salmos, encontrará tudo, mesmo a melhor tese sobre a arte e sobre a vida.» (Conferência na Universidade de Chicago, fevereiro 1958).

Imagem

 

P. Curnier-Laroche
In Narthex
© SNPC (trad.) | 20.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
O profeta Isaías (det.)
1969
Óleo sobre tela, 114x116 cm
Marc Chagall
Museu Nacional da
Mensagem Bíblica, Nice (França)

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página