A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arte e espiritualidade

Crónica visual do Advento e Natal (3): Arcabas e o nascimento de Jesus

Que doçura, que ternura da mãe pelo seu filho, que força na segurança transmitida pelo pai que vigia, que calor transmitido pelo burro e pelo boi, que alegria nos anjinhos.

Arcabas, pintor e escultor contemporâneo francês nascido em 1926, transmite à sua maneira a maravilha do Menino Jesus nascido em Belém, a maravilha da incarnação de Deus na vida dos homens.

«E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura…» (Lucas 2, 6-7).

O recém-nascido está aninhado na sua mãe. Ambos estão deitados na palha, envolvidos por uma quente cobertura quente. Maria, extraordinariamente serena, rodeia com toda a sua ternura este bebé, concluindo a sua obra de esperança e de promessa. As suas mãos em cruz são proteção e bênção sobre a criança adormecida.

Em cima, como num voo de pássaro, três anjinhos numa glória dourada, vigiam sobre eles. O de baixo contempla a cena, pensativo, a cabeça apoiada na mão. O burro e o boi expiram o bafo aquecido dos seus narizes, intensamente iluminados.

À semelhança de todo o recém-nascido, Jesus é pequeno, frágil, como que ameaçado na sua existência. Precisa de proteção. De pé, José foi buscar uma vela, abrigando a chama vacilante das correntes de ar. Ele é solidamente apresentado, plantado sobre pernas fortes, a cabeça quadrada, motivo que se encontra com frequência na obra de Arcabas.

A sua silhueta é iluminada pela chama da vela, evocação evidente de Georges de La Tour: a chama atravessa-o e torna-o como que transparente sobre o mistério que acontece.

Arcabas fascinado pelo mistério de Deus que se faz criança entre os homens, celebra assim a graça da Natividade, a glória do Menino-Deus.

ImagemNatividade

 

Dominique de Pirey
Historiador de arte, teólogo
In jesus-catholique.fr
© SNPC (trad.) | 20.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Arcabas

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página