Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Um coração sem nostalgia de Deus nunca pode ser feliz, considera papa

Imagem

Um coração sem nostalgia de Deus nunca pode ser feliz, considera papa

O papa sublinhou hoje, na missa a que presidiu no Vaticano, que um cristão nunca pode deixar apagar a saudade de Deus, pois corre o risco de perder a sua identidade e nunca mais voltar a sentir a alegria.

A homilia de Francisco baseou-se na primeira das leituras bíblicas proclamadas nas eucaristias desta quinta-feira, extraída do livro de Neemias, no passo em que o escriba Esdras convoca, em Jerusalém, uma celebração de louvor a Deus e uma festa para assinalar o regresso do exílio.

«Este povo não só tinha encontrado a sua cidade, a cidade onde tinha nascido, a cidade de Deus, mas este povo, ao ouvir a Lei, encontrou a sua identidade, e por isso estava alegre e chorava», afirmou o papa, citado pela Rádio Vaticano.

Também hoje os cristãos, mesmo que residam sempre no mesmo local, estão sujeitos ao exílio espiritual: «A nossa identidade perde-se no caminho, perde-se em muitas deportações ou autodeportações nossas, quando fazemos um ninho aqui, um ninho acolá, e não na casa do Senhor», frisou.

Francisco ofereceu uma imagem de como as saudades de Deus podem ser abafadas: «Se nós, por exemplo, estamos cheios de alimentos, não temos fome. Se nos sentimos cómodos e tranquilos no local onde estamos, não temos necessidade de ir para outro sítio».

«Eu pergunto-me, e seria bom que todos nós nos perguntássemos hoje: “Estou tranquilo, contente, não tenho necessidade de nada – espiritualmente falando – no meu coração? A minha nostalgia extinguiu-se?», questionou, antes de acrescentar: «Um coração que não sabe o que é a nostalgia não pode fazer festa».

A terminar, o papa insistiu nas interrogação: «Perguntemo-nos como é a nossa nostalgia de Deus: estamos contentes, estamos felizes assim, ou todos os dias temos este desejo de ir em frente?».

«Que o Senhor nos dê esta graça: que nunca, nunca, nunca, nunca, se extinga no nosso coração a nostalgia de Deus», concluiu Francisco.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 27.04.2023 | Atualizado em 27.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos