Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Convento de Assis concede «Lâmpada da Paz de S. Francisco» a António Guterres

O custódio do Sacro Convento de Assis anunciou que a “Lâmpada da Paz de S. Francisco”, concedida anualmente, vai ser entregue ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

O primeiro motivo para a entrega da distinção, referiu o Fr. Marco Moroni, é a «longa atividade política vivida como vocação ao serviço do bem comum» do antigo primeiro-ministro português.

«Em particular, a motivação que nos impeliu a este reconhecimento é a sua incansável obra de mediação política na complexidade do nosso mundo, envolvido em tantas conflitualidades, guerras, injustiças e degradação dos seres humanos e da criação», apontou.

O empenho de António Guterres, prosseguiu o religioso, tem sido concretizado através de um «estilo dialógico e cordial, um estilo de humanismo fraterno», como é classificado pelos frades do convento italiano.

O reconhecimento, que vai ser entregue na primavera, foi concedido, nas últimas edições, ao então presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, à chanceler alemã, Angela Merkel, ao rei da Jordânia, Abdullah II, e, em 2019, ao presidente da Itália, Sergio Mattarella.

No sábado, dia em que este anúncio foi feito, decorreu a gravação da 35.ª edição do concerto de Natal na basílica de S. Francisco de Assis, que, como habitualmente, será transmitida no dia de Natal no principal canal público televisivo italiano, a seguir à bênção “Urbi et orbi”, do papa Francisco, e que contou com a participação de Andrea Bocelli.

O tenor comentou que a apresentação foi a melhor «forma de desejar a todos um Natal tranquilo, especialmente aos que tanto sofreram neste ano difícil e conturbado, e que ainda estão a passar por momentos difíceis».


 

Rui Jorge Martins
Fontes: Basílica papal e sacro convento de S. Francisco em Assis, IstoÉ
Imagem: António Guterres | D.R.
Publicado em 21.12.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos