Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Congresso destaca influência de Santo António na filosofia, economia, literatura e espiritualidade

Atualização (14.1.2021): O Congresso foi adiado para 12 de junho, devido às restrições de mobilidade determinadas para conter a transmissão da pandemia. O programa abaixo indicado poderá vir a ser alterado.

 

“Santo António – 800 anos de vocação franciscana” é o tema do congresso internacional que reúne «alguns dos mais conceituados especialistas internacionais sobre a vida, pensamento e obra do “Doutor Evangélico”» este sábado, 16 de janeiro, data em que se assinala a solenidade litúrgica dos Mártires de Marrocos.

A iniciativa, com o apoio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, será transmitida em canal aberto a partir do local «onde o jovem cónego regrante de Santa Cruz despertou para a espiritualidade franciscana: o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra», através das redes sociais da diocese.

A sessão de abertura, marcada para as 9h00, inclui a intervenção do bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, seguindo-se a conferência inaugural, proferida pelo P. Luciano Bertazzo, OFM Conv., “La ricerca storiografica su S. Antonio di Lisbona/da Padova: un salto di qualità”.

A primeira sessão, prevista para as 10h00, compreende a apresentação de “O pensamento filosófico de Santo António” (José Francisco Meirinhos) e “O pensamento económico de Santo António” (Fr. Victor Melícias, OFM), seguindo-se o debate.

“Dois caminhos de vida religiosa na Coimbra de 1220 – Fernando Peres e Fernando de Bulhões” (Maria José Azevedo Santos) e “Os Cónegos Regrantes no tempo de Santo António” (Saul Gomes) serão os temas apresentados a partir das 11h15.

Na terceira sessão, serão debatidos os “Traços do monaquismo primitivo na obra antoniana” (Paula Barata Dias), “A vocação de António nos sermões medievais (1230 ca.- 1350): entre o martírio e a pobreza” (Eleonora Lombardo) e “Sant'Antonio nell'agiografia” (Maria Teresa Dolso).

“Santo António nos sermões do Padre António Vieira” (Carlota Miranda Urbano) e “Presenças de Santo António na moderna Literatura Portuguesa” (José Carlos Seabra Pereira) intervêm na quarta sessão.

Pelas 17h15 é lançado o livro “Mártires de Marrocos – nos 800 anos do seu martírio”, antes da conferência de encerramento, “Santo António de Coimbra, de Lisboa, de Pádua e do mundo inteiro” (Fr. Henrique Pinto Rema, OFM), e da missa, presidida pelo bispo de Coimbra.



Imagem D.R.

 

Rui Jorge Martins
Imagem: "Santo António"
Publicado em 13.01.2021 | Atualizado em 14.01.2021

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos