Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Espanha

Conferência Episcopal organiza concurso de poesia sobre S. João de Ávila

A Conferência Episcopal Espanhola está a organizar um concurso de poesia sobre S. João de Ávila (c. 1499-1569), que a 7 de outubro vai ser declarado Doutor da Igreja, em Roma.

Os poemas, centrados no tema “Saibam todos que o nosso Deus é amor”, devem ser redigidos em espanhol e ter entre 14 a 100 versos.

Os trabalhos devem ser enviados por correio eletrónico até 7 de setembro, um mês antes da entrega do prémio, que decorre na capital italiana a 7 de outubro.

Nascido de uma família nobre, o “Apóstolo da Andaluzia” começou por estudar Direito em Salamanca mas rapidamente se transferiu para a universidade de Alcalá de Henares, onde se doutorou em teologia e filosofia.

Após a ordenação sacerdotal, em 1526, o bispo de Sevilha encarregou-o de organizar missões de evangelização em toda a Andaluzia, e a partir de então a sua fama de orador depressa se espalhou a todos os estratos sociais da população.

Amigo de Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, favoreceu o desenvolvimento e a difusão da Companhia de Jesus em Espanha.

Apoiou Teresa de Ávila na reforma da Ordem Carmelita e o português João de Deus na fundação de casas de apoio aos desfavorecidos.

Foi a homilia pronunciada durante o funeral de Isabel de Portugal que levou à conversão Francisco de Borja, que viria a renunciar ao cargo de vice-rei da Catalunha para ser ordenado sacerdote, refere a edição desta quarta-feira do jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano.

«Desprendido, generoso e, sobretudo, enamorado de Deus, viveu sem bens materiais mas com o coração cheio de fé e entusiasmo evangelizador, dedicado por inteiro à oração, ao estudo, à pregação e à formação de pastores», tendo fundado cerca de 15 colégios, antecessores dos atuais seminários, e uma universidade, salienta uma nota publicada no site do episcopado espanhol.

Escreveu numerosas obras que tiveram grande sucesso na segunda metade do século XVII e foram traduzidas em toda a Europa.

 

© SNPC | 25.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Pierre Hubert Subleyras























Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.