Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e arte

Concurso internacional apoiado pelo Conselho Pontifício da Cultura seleciona jovens cantores de música sacra

A Academia Musical Europeia, sediada em Roma, anunciou a abertura do Concurso Internacional “Musica Sacra” 2012, reservado a cantores líricos de todas as nacionalidades e confissões religiosas nascidos após 1 de janeiro de 1976.

A iniciativa, que conta com o apoio do Conselho Pontifício da Cultura, realiza-se de 6 a 10 de novembro na capital italiana, dividindo-se em eliminatórias, semifinal e final, que será transmitida em mundovisão pela rede televisiva Telepace.

Cada concorrente deve apresentar cinco árias à sua escolha, extraídas do repertório de música sacra (missas, motetes, oratórias, cantos religiosos tradicionais, entre outros) em pelo menos duas línguas e/ou épocas diversas, não sendo obrigatória a sua interpretação de memória.

Na final, que decorrerá a 10 de novembro em concerto de gala na Basílica dos Doze Apóstolos, os concorrentes deverão cantar no máximo duas árias escolhidas pelo júri, das cinco apresentadas inicialmente.

FotoHasmik Torosyan

As inscrições, com o custo de 100 euros, terminam a 30 de outubro, mas as que forem feitas até 16 de setembro beneficiam de 20 euros de desconto, e as que chegarem até 6 de outubro têm redução de 10 euros.

O «único concurso no mundo dedicado aos jovens cantores solistas de música sacra» distribui um total de 10 mil euros em prémios e os galardoados serão admitidos no Ensemble “Celeste Armonia”, distinção que poderá ser alargada aos finalistas.

FotoNa Gunyong

O júri da edição de 2011 deu a classificação máxima à soprano arménia Hasmik Torosyan e ao barítono sul-coreano Na Gunyong, e além do segundo e terceiro lugares distinguiu a meio-soprano brasileira Ana Victoria Ribbs Carneiro com o prémio “Jovem Promessa”.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.