Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Concerto evoca primeiro ano do papa Francisco e canonizações de João XXIII e João Paulo II

O concerto com entrada gratuita que evoca o primeiro ano do pontificado do papa Francisco, adiado devido à morte do patriarca emérito, D. José Policarpo, vai realizar-se a 4 de maio na sé de Lisboa.

O alinhamento inicialmente previsto vai ser enriquecido com a ação de graças pela canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, marcada para 27 de abril, no Vaticano.

«Bom Pastor do rebanho do Senhor», traduzido e adaptado pelo padre Cartageno, vai evocar o papa que iniciou o Concílio Vaticano II, enquanto que «Abri as portas a Cristo» recordará o pontífice polaco.

A interpretação das peças cabe aos coros da Catedral de Lisboa e da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado, dirigidos por mons. Marco Frisina, professor universitário e consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

O programa inclui uma vertente multimédia, com cânticos compostos pelo sacerdote italiano inspirados nas orações de S. Francisco de Assis, além de vídeos da eleição, de gestos significativos e de viagens do papa Bergoglio.

A jornalista Fátima Campos Ferreira, que acompanhou para a RTP a eleição do sucessor de Bento XVI, vai ler alguns dos textos proferidos pelo papa Francisco.

Está também prevista uma oração de consagração a Maria, momento já programado no alinhamento anterior, mas que ganha mais significado dado que o concerto decorrerá no Dia da Mãe, que se assinala no primeiro domingo de maio.

O concerto, marcado para as 17h00, é organizado pelo Patriarcado de Lisboa, Renascença, Paulus Editora e Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 10.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 10.4.2014
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página